Recomendação de 10 filmes nacionais | Lista

    Depois de criar algumas listas de filmes, senti que faltava falar um pouco do Brasil, afinal, entre as produções brasileiras existe muito filme bom e pouco falado! Tentei reunir temas variados para agradar aos diversos gostos! Claro que, muitas obras aqui são gosto pessoal, mas espero que apreciem as indicações!

- Bicho de 7 cabeças  (2001)
 
     Já indicamos anteriormente este filme, um dos primeiros trabalhos do Rodrigo Santoro. Com direção da Laís Bodanzky, a história mostra uma família com problemas de relacionamento e que decide internar em uma clínica psiquiátrica o filho rebelde. O filme apresenta um forte crítica à alguns institutos psiquiátricos brasileiros que não se preocupam em tratar pacientes, apenas em receber verbas públicas.
    Leia mais sobre: Bicho de sete cabeças.

- Abril despedaçado (2001)
     Também recomendado anteriormente, que mostra uma história de vingança baseada em um livro e adaptada para o sertão brasileiro. Lembra muito literatura brasileira, principalmente história do Guimarães Rosa!
    Leia mais sobre: Abril Despedaçado.

- Domésticas (2001)
    Dirigido por Fernando Meirelles, nós já o indicamos aqui! Trata-se de uma comédia com um pouco de drama, bem divertido e que trata de uma parcela da população que sofre muitos preconceitos! Um filme bem leve e divertido com uma crítica social mais “sutil”! Recomendadíssimo!
    Leia mais sobre: Domésticas

- Cidade de Deus (2002)
    Também dirigido por Fernando Meirelles, o filme acompanha os destinos de dois garotos que nasceram e viveram na Cidade de Deus, desde a época do seu surgimento. Este é um dos melhores filmes brasileiros, com grandes atuações, ótimo roteiro e direção, mas, infelizmente não reconhecido pelo Oscar.

- Chega de Saudade (2007)
    Comentei anteriormente deste filme, quando falei da Laís Bodanzky! É um filme claramente de baixo orçamento, mas muito bem feito! Toda a história ocorre em um único ambiente, naqueles bailes comuns da terceira idade! São várias histórias paralelas, que iniciam e terminam juntamente com o baile. O elenco é composto por grandes nomes como Betty Faria, Cássia Kiss e Stepan Nercessian!

- Tropa de elite (2007)
    Acredito que este filme seja um um dos mais famosos da lista e que dispensa muitas explicações! Mas, se por acaso você nunca ao menos ouviu falar da sinopse, então vamos lá! A história mostra o treinamento e o dia a dia dos policiais do Batalhão do BOPE, no Rio de Janeiro! Com direção de José Padilha, e grandes atrizes e atores, o longa consegue mostrar boas cenas de ação, que considero raro em nosso cinema e que renderam uma sequência, tão boa quanto o primeiro, mas muito mais “política”.

- A hora e vez de Augusto Matraga (2011)
    Baseado em um dos contos de Sagarana do Guimarães Rosa, A hora e vez de Augusto Matraga é um filme bastante fiel à obra! A história acontece no interior de Minas Gerais, em uma época em que, para provar a masculinidade ou ser “sujeito homem”, era preciso sempre matar quem ferisse a honra. Neste contexto, temos Augusto, uma pessoa ruim e temida, que acaba finalmente punida por todos os erros que cometeu. Ao se recuperar, sua vida é totalmente mudada, mas acompanhada de fantasmas do passado.
    Para fãs de literatura brasileira, este filme é recomendadíssimo, ainda mais pela linguagem difícil do Sagarana, em que o autor utiliza muito do regionalismo. Destaque também pelas belas paisagens apresentadas, um filme com uma fotografia maravilhosa, e também pelos saudosos Chico Anysio e José Wilker!

- O palhaço (2011)
    Admito que demorei para entender o propósito do filme, e só fui “pegar” a ideia no fim, já achando que seria um daqueles filmes esquisitos (na verdade ele é). Dirigido por Selton Mello, a história é centrada no Benjamim (também Selton), um palhaço de um pequeno circo que viaja pelos interiores do país, porém, ele não se sente feliz, como se algo faltasse em sua vida, como se tivesse que encontrar seu lugar no mundo. Com ótimas atuações e boas doses de humor a história consegue alternar bem entre a comédia e o drama.

- Hoje eu quero voltar sozinho (2014)
    Filme bastante comentado quando saiu por tratar de temas LGBT, deficiência visual e sexualidade na início da vida dos jovens, quando estão se descobrindo. Eu considero uma espécie de episódio especial de Malhação, tanto pelos atores, quanto pela história, mas não quer dizer que seja um filme ruim, só não sou o público alvo. Apesar disso, considero uma boa indicação por tratar de uma maneira bem natural (algo que realmente é) que são as dúvidas que todo adolescente tem quando está descobrindo a sexualidade.

- Bingo: O rei das manhãs (2017)
    Recentemente fizemos um post especial sobre Bingo, leia mais abaixo! Caso você não tenha lido e não saiba nada do longa, ele conta a história de Arlindo Barreto, o intérprete do Bozo. A história não é totalmente exata, porém isso não tira o brilho do filme, que conta com grandes atuações.
    Leia mais sobre: Bingo: O rei das manhãs. 
    
    Gostaram da lista? Com certeza faremos mais indicações de filmes brasileiros, espero que gostem!    Não esqueçam de ouvir nossos Podcast e nos seguir no Facebook, Instagram e Twitter!

Tem perfil no Filmow? Curta e acompanhe nossas listas por lá:
https://filmow.com/listas/recomendacao-de-10-1-filmes-nacionais-l140655/

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.