O jardineiro fiel | Recomendação de filme “não hollywoodiano”

O jardineiro fiel - The Constant Gardener - Alemanha e Inglaterra - 2005

A indicação de hoje, apesar de ser uma parceria entre Alemanha e Inglaterra, possui um toque brasileiro, o diretor do filme é o Fernando Meirelles, um dos nossos mais famosos cineastas. 

A história nos apresenta o embaixador inglês Justin Quayle, casado com a ativista dos direitos humanos, Tessa, assassinada em uma viagem no Quênia. Sem entender o mistério envolvendo o crime, Justin sai em busca de respostas, fazendo sua própria investigação e realizando algumas descobertas nada agradáveis.

Para entender a trama, Meirelles fez uso de diversos flashbacks para mostrar o passado de Justin e Tessa, sei que muitos se incomodam com este recurso, mas acredito que foram utilizados na medida certa. Além disso, muitas das cenas foram gravadas na África, mostrando o cenário desolador, em que grandes empresas fingem ajudar, mas na verdade estão apenas explorando de forma velada. 
"O jardineiro fiel" possui um clima de mistério bem envolvente, que nos faz questionar a índole de certos personagens. O ponto fraco do filme seja talvez o tempo, apesar da duração de pouco mais de duas horas, muitas vezes me peguei questionando se realmente era necessário investir tanto tempo na história do casal ou se não poderiam ter diminuído, ao mesmo tempo, acho que seu desenvolvimento é essencial para que Justin consiga fazer as "conexões" necessárias.

O filme conta com ótimas atuações do Ralph Fiennes, Rachel Weisz e Danny Huston e foi bem recebido pela crítica, recebendo diversas indicações ao Oscar, sendo que Wiesz ganhou o de melhor atriz coadjuvante.
Se vocês gostam de conspirações e mistérios, acredito que "O jardineiro fiel" é uma boa recomendação e espero que aguardem as próximas, teremos também algumas indicações de filmes B.

Curtam nossa Fan Page para ficar por dentro dos nossos post e podcast!

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.