Thermae Romae | Recomendação de mangá


:: Sobre a edição
Título: Thermae Romae
Autor: Mari Yamazaki
Editora: JBC
Nº de volumes: 6
Nº de páginas por volume: 200 (tanko)
 :: Sobre o mangá
    Junte a paixão por banhos com a paixão pela cultura da Roma antiga e o resultado será este divertidíssimo mangá escrito pela mangaká Mari Yamazaki, uma japonesa com um grande talento e uma história de vida de causar inveja!
    Sabe aquele ditado de não julgar um livro pela capa? Pois para alguns (e eu me incluo nessa) é melhor não julgar Thermae Romae desta forma, digo isso pois algumas capas podem ser um pouco constrangedoras para a nossa cultura. Mas, acreditem, o mangá é bem divertido e fora dos padrões de histórias que estamos acostumados, com violência, sangue e lutas.

     A história mistura viagem no espaço-tempo, já adianto que não é explicado como funciona, mas isso não é um problema, a história é muito boa para se preocupar com a parte da ficção, liguem o modo “suspensão da realidade”. O personagem principal é Lucius Modestus, um arquiteto apaixonado por casas de banho (algo comum na Roma antiga), que passa por um momento difícil no trabalho, até que sem querer começa a viajar no espaço-tempo para o Japão atual. Este “intercâmbio” servirá para Lucius conhecer a sociedade dos "cara chata" e a tecnologia das casas de banho japonesa, levando este conhecimento para sua época! 
    Parece uma história maluca, não acha? Mas acredite, as situações que Lucius passa tanto em Roma antiga, quanto no Japão atual são bem cômicas, a Yamasaki consegue colocar o toque certo de humor, além de conseguir transmitir muitas curiosidades interessantes tanto de Roma quanto do Japão, além disso, a tradução foi muito bem feita com notas explicativas que aumentam a vontade de buscar mais informações sobre os assuntos. Dentre as curiosidades interessantes, temos a semelhança do Culto ao Falo tanto entre antigos romanos, como no Japão atual e também diversas informações a respeito da vida dos romanos. 
    Leia Thermae Romae de cabeça aberta, acredito que em uma época de opiniões extremas, muita gente vai desistir de ler por causa das curiosidades que eu citei. O mangá foi uma ótima surpresa de leitura, superando minhas expectativas. Portanto, espero despertar a curiosidade de vocês, leitores, e que apreciem a obra e busquem mais sobre a autora, parece que muitos de seus trabalhos são autobiográficos!

:: Outras mídias
 
    Além do mangá, saiu um anime com 6 episódios e dois filmes, que segundo a Yamazaki, utilizaram o mesmo cenário da série Roma! Infelizmente, ainda não assisti nenhuma dessas 3 versões diferentes para opinar!

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.