De volta para o futuro - Os bastidores da trilogia | Recomendação de Livro

Título: De volta para o futuro - Os bastidores da trilogia
Autor: Caseen Gaines
Editora: DarkSide Books
Nº de páginas: 320
:: Resumo
    Para comemorar os 30 anos da franquia De Volta Para o Futuro, Caseen Gaines dedicou um bom tempo com pesquisas sobre os bastidores dos três filmes. Conversas com atores, produtores, diretor, além de pessoas da área técnica também estão incluídos. O resultado é um livro recheado de curiosidades sobre uma das trilogias mais famosas do cinema.

:: Sobre o livro
    Sempre fui muito fã da série De volta para o futuro. Até hoje, a franquia ainda é uma das minha favoritas, tanto que este é um dos poucos filmes que assisto mais de uma vez, pois não gosto de repetir série ou filme. Quando descobri sobre o livro, fiquei curioso para saber mais, mesmo porque na época de lançamento do primeiro filme eu nem tinha nascido e a facilidade das informações é uma coisa bem recente, o que talvez tenha prejudicado nas minhas dúvidas, quando assisti pela primeira vez. Bom, já adianto que a espera valeu a pena, tanto que vou falar um pouco de algumas curiosidades do livro mas sem estragar nenhuma surpresa, antes que alguém pense que eu estarei dando spoilers, fiquem tranquiloa, o livro explica tudo de maneira bem aprofundada em comparação com o que escrevi!

    Para começar, Gaines nos conta como foi o processo de seleção do protagonista, muito antes Michael J. Fox entrar no filme, muitos nomes foram cogitados, pois na época, Fox estava envolvido com a série Caras & Caretas, entre os nomes conhecidos no público atual, estão Johnny Depp e Charlie Sheen, que na época estavam em ascensão. No fim da contas, o escolhido para Marty McFly  foi o Eric Soltz. Segundo as entrevistas feita por Gaines, apesar de talentoso, Soltz não tinha o dom da comédia como Fox, que já trabalhava no gênero. Em um capítulo bem explicado, Gaines dá mais detalhes sobre como fio o processo de gravação, até o momento em que cortaram Soltz e colocaram Fox no lugar.
     Outra ótima curiosidade, é que um dos corroteiristas, o Bob Gale, esteve envolvido em outro projeto que acabou não saindo do papel, mas que a geração atual deve conhecer muito bem, é o filme do Dr. Estranho, da Marvel. Vocês podem conferir as imagens do trabalho abaixo:
    Como nem tudo são flores, o filme possui alguns problemas de bastidores detalhados no livro, o mais conhecido foi em relação a renovação de contrato com o Crispin Glover, o ator exigiu praticamente o mesmo valor que seria pago ao do protagonista, exigência que acabou rendendo diversos problemas. A outra grande adversidade, foi um acidente nas gravações da parte II da franquia, em que uma das dublês se acidentou, as imagens acabaram indo para o filme e vocês podem conferir abaixo:
    A edição do livro é extremamente bem feita, a Darkside books tem caprichado nos livros, são muitas imagens ilustrando os assuntos tratados no livro. Se  existe algo que deixou a desejar é o fato das imagens serem todas preto e branca, mas não tenho certeza se foi uma decisão da editora aqui no Brasil, para baratear ou se já veio de fora, mas é só um detalhe que não prejudicará.
     Por fim, espero ter incentivado a leitura deste livro, saibam que não falei quase nada das diversas informações do livro, e que são bem mais detalhadas. E, ao terminarem a leitura, a dica é fazer o que eu fiz, rever a trilogia com a dublagem clássica e divirtam-se, pois “para onde vamos, não precisamos de estradas"!

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.