O escafandro e a Borboleta | Recomendação de filme “não hollywoodiano”

O escafandro e a borboleta - Le scaphandre et le papillon - 2007 - França / EUA 

    Inicialmente, gostaria de comentar sobre o fato de constar EUA como um dos países responsáveis pelo filme,  acredito que O escafandro e a borboleta não foge da nossa regra de não hollywoodiano, pois o filme é em língua francesa e filmado na França.
    Para começar a discutir este filme, precisamos começar pelo seu roteiro que foi adaptado de um livro homônimo, baseado na história real de Jean-Dominique Bauby, um famoso escritor e jornalista francês que sofreu um AVC, deixando-o em coma por 20 dias. Infelizmente, quando Jean se recuperou, descobriram que ele adquiriu a rara Síndrome do Encarceramento, em que o cérebro continua funcionando normalmente, mas todo o seu corpo parou, restando apenas o movimento das pálpebras de um dos olhos.
    Jean sempre foi uma pessoa ativa e de uma hora para outra descobre que toda a sua vida anterior acabou, como se ele vivesse em um escafandro, sem poder fazer nada, não sendo possível nem ao menos dar um abraço em seus filhos. Para ajudar em sua recuperação, ele recebe a ajuda de uma fonoaudióloga, a Henriette, que cria um método para ele se comunicar, ela recita o alfabeto não na ordem convencional, mas de forma que decrescente de frequência de uso na língua francesa, se a letra desejada é dita ele pisca uma vez.
    Depois de um período de adaptação e aceitação da sua atual vida, Jean se dedica à escrever um livro que são suas memórias tanto da vida antes do AVC, como depois que foi “encarcerado”.
    A história nos mostra um pouco da sensação de ficar preso no corpo de Jean, alternando do modo de filmagem tradicional, ou seja, o modo como as pessoas enxergam Jean, passando para a perspectiva de primeira pessoa mostrando inclusive o movimento de abrir e fechar das pálpebras.
    O escafandro e a borboleta é um daqueles típicos filmes para fazer pensar e valorizar a vida, te fazer refletir sobre suas atitudes para que no futuro você não se arrependa do que fez ou deixou de fazer!
    Sem mais explicações, 
    Mais uma vez, espero que gostem da recomendação e nos acompanhem na fanpage!

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.