Dunkirk | Critica

Por: André Alves
Uma breve resenha sobre o novo filme do Sr. Nolan seria “Sobrevivência e Urgência” um filme grandioso de um diretor que se apega ao passado em não se render ao 3D e por um outro lado abraça o novo com sabedoria e extrema competência fazendo uma combinação perfeita entre IMAX e as câmeras 70mm.
O filme retrata a Operação Dínamo que teve início em 26 de Maio de 1040, essa operação foi a evacuação de 400.000 tropas que estavam nas praias da pequena cidade Dunkirk que gerou uma angustiante batalha tanto no ar quanto no mar o que resultou em 226 navios da marinha Britânica afundados e 140 aviões derrubados.
O diretor Christopher Nolan entrega um filme excelente em sua proposta focado na batalha, na sobrevivência dos soldados envolvidos, sem cair nos pecados do exagero e da formula do herói de guerra. Dunkirk é um filme belíssimo e minuciosamente detalhista, as câmeras de planos abertos da praia e no mar levam a magnitude da batalha ao espectador, a trilha sonora de Hans Zimmer casa cirurgicamente com ruídos dos motores dos aviões, das bombas, tiros e explosões que ocorrem no longa.
A montagem do filme é impecável ao unir as três linhas de personagens contadas nas 2 horas que o diretor nos proporciona, o soldado (Fionn Whitehead) correndo para sobreviver, o piloto (Tom Hardy) combatendo os inimigos no céu e o civil (Mark Rylance) que em um ato patriota navega rumo a Guerra para resgatar o máximo de soldados que puder. Todos os atores estão excelentes em seus respectivos personagens e nenhum momento saindo do tom do que o diretor impõe.
A experiência que o espectador recebe ao sentar na sala do cinema é Intensamente Imersiva, dá para sentir o peso de cada tiro, o volume da água entrando no navio naufragando e cada manobra do avião em combate. Dunkirk é um filme que justifica o seu investimento em assisti-lo na sala IMAX e com certeza vai reforçar o seu apreço pelo versátil e contemporâneo Christopher Nolan.

Nota: 9/10

Dunkirk tem estreia marcada para dia 27 de Julho de 2017.

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.