Diretor: Robert Zemeckis

Atualmente com pouca evidência, mas ainda prestigiado pelo que já fez, Robert Zemeckis é o diretor de alguns filmes clássicos e que estão entre meus preferidos, mas vamos deixar isso mais para frente e falar sobre o que interessa!

Formado na faculdade de USC nos EUA, ainda estudante universitário dirigiu um curta chamado "A field of honor" em que, não apenas ganhou o concurso, como chamou a atenção de um grande diretor, o  Steven Spielberg, que gostou muito do trabalho e que acabaria, posteriormente, se tornando produtor de um dos melhores filmes de Robert.
Já como profissional, entre 1978 e 1984, produziu três filmes que não são muito conhecidos do público chamados: "Febre da Juventude", "Carros usados" com Kurt Russell e "Tudo por uma esmeralda", com Michael Douglas.

Chegando em 1985, temos um dos filmes que mais amo, "De volta para o Futuro", com Michael J. Fox e Christopher Lloyd. Caso você faça parte do grupo de pessoas que ainda não assistiram, recomendo fortemente este filme, trata-se de um filme de ficção científica com comédia e que, em minha opinião, não está datado.
Entrou no mundo da animação e dirigiu "Uma cilada para Roger Rabbit" (1988), o filme é uma comédia que mistura desenho com live action, focada em um coelho de desenho animado que precisa provas sua inocência.
Entre 1989 e 1990, Zemeckis lançou as duas sequências de De volta para o futuro, gosto de ambas, mas tenho como preferência o segundo filme, primeiro pelas cenas que se misturam com o primeiro, mas também porque o filme 3 envolve faroeste e, em geral, não sou muito fã desse tipo de cenário. Curiosidade: no segundo filme, temos a aparição do Elijah Wood, o Frodo Bolseiro.

Em 1992, dirigiu "A morte lhe cai bem", uma comédia com a talentosa Meryl Streep e o Bruce Willis, e que narra uma divertida história de uma mulher que descobre uma espécie de poção mágica que a rejuvenesce, trazendo a curto prazo grandes alegrias, mas, ao longo do filme, descobrimos que as consequências serão terríveis.
Sua grande obra, veio em 1994, com "Forrest Gump", protagonizado por Tom Hanks. Zemeckis garantiu seu Oscar de Melhor diretor e Tom Hanks o prêmio de melhor ator.
Em 1997, mudou a temática de seus filmes e dirigiu "Contato" um filme que é uma adaptação da obra de Carl Sagan. A temática da história é vida fora da Terra e narra a vida de uma cientista, interpretada por Jodie Foster, que busca sinais de vida extraterrestre.
A parceria com Tom Hanks rendeu mais dois filmes, o "Naúfrago" (2000) e a animação "Expresso Polar" (2004).
Em 2009, dirigiu sua mais recente animação "Os fantasmas de Srooge" com Jim Carrey. E, em 2012, lançou o thriller "O voo" com Denzel Washington.

Finalmente, seus mais recentes filmes foram dirigidos entre 2015 e 2016, o primeiro é a biografia "A travessia", sobre o artista Philippe Petit que atravessou, em uma corda bamba, as famosas torre gêmeas de Nova York; e o segundo é um filme com Brad Pitt e Marion Cotillard chamado "Aliados".
O trabalho do Zemeckis é extenso e suas obras mais recentes ainda não acompanhei, sendo assim, as indicações de hoje serão baseadas em títulos dos anos 80 e 90! Assistam: "De volta para o futuro", ao menos o primeiro, "Forrest Gump", o mais premiado e "Contato", quem gosta de ETs não pode perder este filme.

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.