Recomendação de 10 filmes de Artes Marciais | Lista



    Depois de fazer algumas listas com temas mais sérios, está na hora de algo mais leve! Vamos falar de filmes de luta! Mas quando digo lutas, quero dizer filmes com atores que realmente praticam artes marciais na vida real. Sendo assim, filmes com, por exemplo,  Sylvester Stallone ou Arnold Schwarzenegger ficaram de fora, apesar de eu ser um grande fã de ambos.
    Alguns nomes serão mais recorrentes, ao menos nesta primeira lista. Entretanto, em uma próxima, tentarei variar um pouco nos protagonistas! 
[update 07/01/2022] Confiram a segunda e terceira parte dessa lista:
Recomendação de 10 filmes de Artes Marciais - Parte 2 | Lista
 
Recomendação de 10 filmes de Artes Marciais - Parte 3 | Lista 

- Operação Dragão (1973)
Título original:
Enter the Dragon
Acho que é impossível falar de qualquer filme de artes marciais sem falar do grande astro do kung fu, responsável por iniciar, em Hollywood, toda a leva de filmes de artes marciais. Nós escolhemos este filme em especial por diversos motivos listados abaixo.
Primeiro motivo: último filme do Bruce Lee.
Segundo motivo: porque na cena inicial, temos Lee lutando com um diretor (e também ator) famoso nas artes marciais, conhecido como Sammo Kam-Bo Hung, ele chama atenção por apesar de ser “fora de forma”, para os padrões de lutador, sempre demonstrou muita agilidade!
Terceiro motivo: temos a participação do Jackie Chan, ainda em início de carreira, atuando como um lutador qualquer, um simples figurante.

Quarto motivo: o vilão mais querido dos filmes chineses, o Bolo Yeung ou Chong Li, famoso por sua frase em O grande Dragão Branco: “Muito bom! Mas tijolo não revida!”. 
Por fim, o último motivo: a frase acima, do Chong Li, na verdade foi utilizada pela primeira vez em Enter the dragon, quando Bruce Lee diz: “Madeira não revida!”.

- O mestre Invencível (1978)
Título original:
Zui Quan (Mandarin) / Drunken Master (Inglês)
Um dos clássicos do Jackie Chan! Difícil encontrar quem não gosta dos filmes do Jackie, sempre dosando drama, ação e muita comédia! É neste título que conhecemos aquela famosa técnica do lutador bêbado, vista em outros filme e também nos games!

- Detonando em Barcelona (1984)
Título original: Wheels on Meals (em inglês) / Kuai Can Che (Cantônes)
Fazia muito tempo que eu tinha assistido este filme e confesso que o achei bem datado, inclusive algumas falas dos personagens podem ser consideradas imorais nos tempos atuais. Porém, o foco desta lista são artes marciais e o que não falta neste filme são boas lutas.
A direção e parte da ação ficam por conta tanto do Jackie Chan, como por Sammo Hung.

- Police Story - A guerra das Drogas(1985)
Título original:
Ging chaat goo si
Terceira e última recomendação com o Jackie Chan! Aqui ele já está um pouco mais experiente e com cenas de ação mais divertidas. Police Story foi o primeiro filme da franquia com o Inspetor Kui!

- O grande Dragão Branco (1988)
Título original: Bloodsport 
"Muito bom! Mas tijolo não revida!"
Único filme da lista com o Jean-Claude Van Damme, pretendia falar de outros, mas ficará para a próxima! Nesta história JCVD interpreta Frankie, um lutador convidado para participar de um torneio secreto (mas nem tanto) de artes marciais em Hong Kong, chamado Kumite! No papel de vilão, temos quem? Começa com Bo… Bolo Yeung! O vilão dos vilões!

- Era uma vez na China - Guerreiros à Prova de Balas (1991)
Título original: Once Upon a Time in China
Jet Li, outro grande nome das artes marciais! Diferente do Jackie Chan, Li sempre fez uns filmes mais sérios, mas sempre com muito demonstração de talento nas artes marciais. Neste filme acompanhamos o mestre Wong, tentando unir seu povo contra a exploração de estrangeiros em terras chinesas!

- O protetor (2005)
Título original:
Tom yum goong (Tailandês) / The Protector (Inglês) 
Filme protagonizado por um dos novos nomes da ação, Tony Jaa, famoso lutador de Muay Thai! Na história, Jaa interpreta Kham, um tailandês que vai parar na Austrália para resgatar seu elefante, animal considerado sagrado em sua terra e que foi sequestrado por criminosos. Não é lá um grande roteiro, mas as cenas de ação são bem feitas para época!

- O mestre das armas (2006)
Título original:
Fearless
Um dos meus filmes favoritos com o Jet Li, não apenas pelas cenas de ação, mas por passar uma mensagem de pacifismo. A história é baseada na vida de Huo Yuanjia, um famoso mestre de kung fu que viveu no século 20. Após uma tragédia pessoal, Huo muda radicalmente seu estilo de vida e luta contra a invasão estrangeira na China, tema recorrente em filmes chineses até hoje.

- Flashpoint (2007)
Título original: Dou fo sin
Dos filmes do Donnie Yen, esse é o que eu mais gosto, inclusive dentre todos os de ação, tanto que também já falamos sobre ele nas recomendações.
Na história, temos Donnie no papel do inspetor Ma Jun, um respeitado policial que está na luta contra uma gangue liderada por três irmãos vietnamitas. Recheada de boas cenas de luta e com uma história boa o suficiente para agradar todos os fãs do gênero!
Leia mais sobre: Flashpoint.

- O grande mestre (2008)
Título original:
Ip Man 
Já falamos desse filme em nossas recomendações não-hollywoodianas, mas não temos como não citá-lo novamente aqui! Protagonizado por Donnie Yen, acompanhamos a história biográfica de Ip Man, o famoso mestre de kung fu do Bruce Lee. O filme ganhou algumas sequências, pelo que vi perdeu um pouco da essência no terceiro, mas ainda assim, o primeiro e o segundo são ótimas indicações!
Leia mais sobre: Ip Man.

Gostaram das recomendações? Com certeza outras recomendações de documentários serão feitas, não deixem de acompanhar nosso blog e curtir nossa fanpage!


Tem perfil no Filmow? Confira nossa lista por lá:
https://filmow.com/listas/10-filmes-de-artes-marciais-l140646/

E a segunda parte da lista está aqui:

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.