Recomendação de 10 filmes de Artes Marciais - Parte 2 | Lista

    Fazia tempo que nenhuma lista de filmes era lançada, então decidimos dar continuidade para a lista de Artes Marciais, uma das mais visitadas! Se você ainda não conferiu a primeira e terceira partes, clique aqui e aqui já deixa-as abertas em outras abas!
     Assim como explicamos na primeira lista, os filmes foram escolhidos por ser interpretados por quem realmente luta, não apenas personagens "porradeiros" como Jason Statham!
    Esperamos que gostem da lista!

- A fúria do dragão (1972)
Título em inglês: Fist of Fury
    Assim como na primeira lista, não poderíamos esquecer de filmes com o Bruce Lee! Nossa primeira recomendação trata-se de um filme que fala do período de domínio japonês e britânico na China. O longa não apresenta belas atuações, as reações são exageradas, com close nas expressões faciais, aliás, quem assistiu Kill Bill do Tarantino vai entender, fora o fato dos vilões serem caricatos. Ainda assim, o filme traz uma história envolvente sobre vingança, com uma certa dose de comédia e com o drama prevalecendo. Por fim, este filme marca a primeira vez que Bruce usa os nunchakus nos cinemas.

- O voo do dragão (1972)
Título em inglês: The way of the Dragon
    A segunda indicação do dia também é do Bruce Lee! E este filme é bastante famoso pela cena principal em que temos Bruce Lee vs. Chuck Norris! Como não recomendar um filme desses? O longa mostra o personagem do Lee chegando em Roma para ajudar uma moça da família que está com problemas com a máfia. Diferente de A fúria do Dragão, este filme é bem mais comédia, com um clima mais leve e divertido, apesar de ainda pecar bastante com as atuações.

- A 36ª Câmara de Shaolin (1978)
Título em inglês: The 36th Chamber of Shaolin
    Você é fã dos filmes do Tarantino? É de conhecimento geral que o Tarantino sempre foi fã de filmes trash e/ou kung fu da década de 70 e um das suas inspirações é este filme. A história mostra um jovem estudante que decide treinar kung fu com os monges Shaolin, para então derrotar os invasores de sua cidade. O treinamento consiste em 35 câmaras, cada uma com um treino específico.
    Vale destacar que o protagonista é o ator Gordon Liu que em Kill Bill atuou no papel de Pai Mei, o mestre da Noiva (Uma Thurman).
    Obs: parece que o filme está disponível pela Netflix.

- Kickboxer - O desafio do dragão (1989)
Título em inglês: Kickboxer 
    O que falar de um filme do Jean Claude Van Damme? Ele nunca atuou muito bem em seus filmes, mas não há como negar que ele sempre foi um excelente lutador. Neste longa temos JCVD em busca de vingança contra o lutador de “kickboxer” (na verdade é Muay Thai) que deixou seu irmão paraplégico. O filme rende boas cenas de treinamento, o clássico espacate e a lendária cena constrangedora da dancinha do JCVD.

- Police Story 3 (1992)
Título em inglês: Police Story 3: Supercop
    Na lista passada indicamos o primeiro filme da franquia Police Story e hoje estamos indicando o terceiro. A razão de pular o segundo é que considerei a história e mesmo as cenas de ação bem mais fracas. O filme 3 conta com melhores cenas de ação e a participação da famosa atriz Michele Yeoh.
    O roteiro é centrado em Ka-kui, escolhido para ser o super policial (Supercop do título) que irá ajudar a polícia chinesa em busca de um criminoso. Para quem não sabe, até meados dos anos 90, Hong Kong ainda era governado por britânicos.

- Era uma vez na China 2 (1992)
Título em inglês: Once Upon a Time in China 2
    A franquia Era uma vez na China é conhecida por possuir um roteiro político (libertação da China) e bastante nacionalista (buscando valorizar a cultura chinesa). A história dessa continuação é melhor que a anterior, além de conta com melhor cenas de ação e a participação do Donnie Yen, um dos melhores atores de kung fu ainda em atividade.

- Herói (2002)
Título em inglês: Hero
    Na hora de montar a lista, fiquei na dúvida se utilizava ou não os famosos filmes de kung fu pendurados em cordas, acabei optando em permitir pois Herói é um filme de artes marciais muito bom apesar da fantasia dos pulos e porque o filme do Bruce Lee, A fúria do Dragão, também faz usos de certos truques. A história é centrada em Jet Li, um homem que matou três lutadores famosos que conspiraram contra o rei de Qin, razão que o levou a ganhar o direito de chegar próximo do rei.
    O filme conta com Jet Li e Donnie Yen novamente, além da Maggie Cheung, conhecida pelos fãs da franquia Police Story como May, a namorada do Ka-kui (Jackie Chan).

- Ong Bak - Guerreiro Sagrado (2003)
Título em inglês: Ong Bak
     Para os fãs de Tony Jaa, recomendamos na lista passada o filme O protetor, ele também mostra um pouco do seu talento em Velozes e Furiosos 7, o último filme com Paul Walker. No longa de hoje, o roteiro é simples, o personagem de Tony Jaa sai do seu vilarejo em busca da estátua sagrada que foi roubada! Apesar da história pouco trabalhada, o filme conta com ótimas cenas de ação, em que Tony Jaa mostra suas habilidades em Muay Thai!

- Comando Final (2005)
Título em inglês: Killzone
    Desta lista, este é o filme com a história mais dramática e que reúne dois astros dos filme de kung fu, o Donnie Yen e Sammo Hung, famoso ator e diretor que já fez muito filme com o Jackie Chan. Donnie está no papel de um policial que, junto com seu parceiro, tentam colocar um fim em uma perigosa organização criminosa, chefiada por Wong Po (Sammo). As cenas de ação são ótimas e bem pesadas quanto a violência!

- O grande mestre 3 (2015)
Título em inglês: Yip man 3
    Nossa última recomendação, seguimos com as continuações do filme do mestre do Bruce Lee, neste caso, Yip Man 3! Confesso que fiquei receoso em assistir por causa da presença do Mike Tyson, que como ator é um ótimo boxeador. A cena de luta entre Donnie e Tyson é muito boa, assim como o filme, que apesar do roteiro um pouco “confuso” apresenta ótimas cenas de luta, motivo de o recomendarmos. Aliás, fica a dica, a história principal é uma disputa entre melhores mestres de kung fu e não com o Tyson!

Gostaram das recomendações? Não deixem de comentar, criticar ou fazer suas próprias recomendações!

Não esqueçam também de conferir nossa primeira Lista de filmes de Artes Marciais:
Recomendação de 10 filmes de Artes Marciais | Lista
 

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.