Recomendação de 10 filmes de Artes Marciais - Parte 3 | Lista

 


Esta terceira lista de filmes de artes marciais contém um detalhe diferente das duas primeiras: a qualidade das cenas de lutas. Nem todos os filmes aqui possuem aquelas cenas grandiosas ou bem coreografadas de demonstrações de artes marciais. Porém, as escolhas possuem importância para os fãs de filmes desse gênero, como a participação de determinados artistas e seus papéis nas plots.

Espero que gostem das escolhas, não esqueçam de deixar comentários com sugestões, críticas ou informações adicionais. Também não deixem de conferir as outras duas listas com links no final do post!

Vamos aos escolhidos da vez:


- O Dragão Chinês (1971)
Título original: The Big Boss


No longa temos Bruce Lee no papel de Chen que emigrou para a Tailândia com o objetivo de trabalhar em uma fábrica de gelo. Após um tempo, Chen descobre que a fábrica esconde muitos crimes e é responsável por desaparecimentos de muitas pessoas. 

The Big Boss não é o melhor filme do Lee, nem mesmo entre os de artes marciais, mas ele é considerado um dos primeiros do ator como protagonista, após participações no papel Kato em Besouro Verde e Batman & Robin. Não esperem grandes atuações e há algumas cenas de nudez. 


- O jovem tigre (1973)
Título original: Rumble in Hong Kong

Este filme é um dos únicos em que o Jackie Chan é o vilão e não é protagonista. Colocaram uma pinta no rosto do Jackie que deixa tudo ainda mais tenebroso e as atuações não são das melhores. Basicamente, temos um taxista que une forças com uma policial para acabar com uma organização criminosa. O filme é cheio de moralismo que soam bem estranhos nos tempos atuais, ainda assim mantive o longa na lista pelo valor histórico do gênero, em que assistimos um Jackie Chan em começo de carreira, sem o brilho e diversão que marcam sua carreira!


- Os cincos venenos de Shaolin (1978)
Título original: Five Deadly Venoms


Os Cincos Venenos de Shaolin é um dos clássicos do gênero, ganhando o status de filme cult. A história gira em torno de 5 discípulos no estilo de kung fu em que cada um tem a habilidade baseada em cinco animais: centopeia, cobra, lagarto, escorpião e sapo. Um último discípulo foi treinado pelo mestre para combater todos os que utilizam as técnicas para o mal, mas para isso ele deve buscar os 5 peritos, que tinham a identidade oculta por máscaras.
Apesar de antigo, o longa tem boas cenas de ação e serviu como referência em diversas mídias como games, música e, assim como Jogo da Morte, inspirou o Tarantino em Kill Bill com o Deadly Viper Assassination Squad.

- Jogo da Morte (1978)
Título original: Game of Death


O filme tem uma cara de game, com o personagem do Bruce no papel de um ator em ascensão que é constantemente assediado para participar de um torneio de luta clandestino. Diante de várias negativas, o chefão do crime acaba forçando situações para convencê-lo a participar.
Jogo da Morte é conhecido como o filme não terminado do Bruce Lee. Na época, ele chegou a gravar boa parte do longa, mas parou para atuar em Operação Dragão e acabou falecendo antes de poder finalizar as filmagens. Como o filme não foi terminado, muitas das cenas são aproveitadas de outros de seus longas, até como homenagem, além do funeral que são cenas reais do velório do Bruce
O longa conta com alguns pontos interessantes como a roupa amarela que ficou muito conhecida e serviu de inspiração para o filme Kill Bill do Tarantino. Também temos trechos do filme sendo exibido no longa City Hunter (1993) do Jackie Chan
Dada as adversidades, até que saiu um filme mediano, mas muitos podem achar incômodo o fato de em algumas cenas terem sido usadas um dublê que quase não mostra o rosto, fica no escuro ou utilizaram efeitos especiais bem ruins (tudo bem, é década de 70) que parecem Chaves e Chapolin


- Perdedores e Vencedores (1983)
Título original: Qi mou miao ji: Wu fu xing / Winners and Sinners


Com Sammo Kam-Bo Hung dirigindo e atuando ao lado de Jackie Chan temos um divertido filme de ação e comédia! No longa temos Jackie no papel de um policial honesto, mas com métodos nada ortodoxos e de outro lado temos cinco ex-criminosos que decidem levar uma vida honesta, mas se veem envolvidos com um gangster que perdeu as placas metálicas para a fabricação de dólares falsos.
De longe, um dos filmes mais divertidos da lista!


- Os condores do oriente (1987)
Título original: Eastern Condors


Um filme um pouco fora do comum da lista com Sammo Kam-Bo Hung e Biao Yuen. Nessa história temos a Guerra do Vietnã como contexto e uma missão suicida designada para um grupo de criminosos que podem ganhar a liberdade em caso de sucesso da operação. A missão é destruir um antigo bunker estadunidense antes que caia nas mãos de vietcongs. São muitas cenas de explosões, lutas e um pouco de nonsense mas bastante divertido!

PS: Temos o ator Wah Yuen que está no filme do Shang-Chi da Marvel.


- Dragões para sempre (1988)
Título original: Fei lung mang jeung / Dragons Forever


Grande filme de kung-fu com o trio de atores que mais gosto de ver junto: Jackie Chan, Sammo Kam-Bo Hung e Biao Yuen nos papéis principais.
No longa temos um jovem e mulherengo advogado que une forças com seus amigos para combater antigo cliente e traficante de drogas. O filme é um diferencial do restante por misturar uma boa dose de comédia, ação e até um pouco de romance. Um dos únicos problemas do longa é o fato de ser muito antigo e por isso conter alguns diálogos que hoje em dia podem ser considerados inadequados. 
Curiosidades: o restaurante do início do filme, em que o Jackie Chan almoça com uma moça, é o mesmo que aparece em outro filme do Sammo Hung chamado Hong Kong Sem Lei (1991). Além disso, novamente temos o segundo filme seguido da lista com Wah Yuen!


- O Guarda-Costas em Ação (1994)
Título original: The Bodyguard from Beijing


Filme das antigas com o Jet Li no papel de um profissional de segurança treinado em Beijing. Na história, o personagem do Jet Li é contrato para defender a namorada de um homem de negócios que será testemunha de um crime. Contém ótimas cenas de ações com um Jet Li bem ágil e rápido!


- Cão de briga (2005)
Título original: Unleashed


Um dos filmes que mais gosto do Jet Li, que interpreta um lutador treinado desde a infância para servir de “cão de briga” de um gangster. Por um golpe de sorte, acaba conseguindo escapar e é “adotado” por uma família. 
O longa tem cenas de ações muito bem feitas, com movimentos rápidos e bem coreografados. Além da presença de peso do Morgan Freeman. Um dos filmes mais recomendados da lista!

Curiosidade: a atriz Kerry Condon do elenco principal é a voz FRIDAY dos filmes da Marvel.


- Boyka: O imbatível (2016)
Título original: Boyka: Undisputed


Saindo um pouco do universo asiático dos artistas marciais, temos o filme mais recente da lista com o ator britânico Scott Adkins. Nesse longa temos Adkins, no papel de um lutador clandestino, que fica com um grande sentimento de culpa após matar, sem intenção, um adversário durante a luta. Em busca de redenção, acaba se envolvendo com uma organização local em um país em que é procurado pela polícia. 
Para quem nunca assistiu filmes com o Adkins, essa é uma oportunidade de conhecer um dos maiores atores de artes marciais da atualidade que fez um pequeno papel em Dr. Estranho (2016).


Menção honrosa

- Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021)

A menção honrosa da lista é Shang-Chi, novo filme da Marvel que está trabalhando para ser mais inclusiva nas escolhas de seus protagonistas. Shang-Chi faz uma grande homenagem aos filmes de artes marciais, com cenas que lembram filmes como O Tigre e o Dragão (2000), Herói (2002) e Clã das Adagas Voadoras (2004). Temos também, conforme citamos acima, o ator Wah Yuen que já contracenou com Bruce Lee em O Voo do Dragão e com Jackie Chan e Michele Oh em Supercop (1992).
Para quem não é muito interessado em filmes de “heróis” e “heroínas” mas é fã de artes marciais, Shang-Chi pode ser uma boa opção.
Nós também gravamos um podcast sobre o filme! Para escutar, clique aqui!

Gostaram das recomendações? Não deixem de comentar, criticar ou fazer suas próprias recomendações!


Não esqueçam também de conferir nossa primeira Lista de filmes de Artes Marciais:
Recomendação de 10 filmes de Artes Marciais | Lista


E a Lista de Artes Marciais 2 também:
Recomendação de 10 filmes de Artes Marciais - Parte 2 | Lista


Tem perfil no Filmow? Esta lista está lá cadastrada em:
https://filmow.com/listas/10-filmes-de-artes-marciais-parte-3-l214523/


Estamos também no FacebookInstagram e Twitter!

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.