10 filmes sobre Guerra Fria | Lista

    Está na hora de uma das lista de filmes com o tema que mais me fascina, as Guerras! Sim, eu sei que o assunto é espinhoso e não existe nenhuma beleza nas Guerras, mas o assunto é interessante pois envolve tantas disputas e políticas que é impossível não comentar!
    Na lista de hoje, nós vamos tratar da Guerra Fria, que começou com o fim da Segunda Guerra Mundial e teve seu término com a queda da União Soviética. Bem mais do que uma mera tensão entre EUA e URSS, a Guerra Fria foi palco de inúmeros conflitos! Entre os de maior destaque, temos a Revolução Cubana, a Guerra entre União Soviética e Afeganistão, Guerra do Vietnã, Guerra da Coreia, Crise dos mísseis em Cuba, entre outros. Está bem claro que uma lista com apenas 10 filmes não abrangerá tudo, faltarão muitos assuntos e títulos, mas, futuramente, completaremos esta lista com uma parte 2! Além disso, nem todos os filmes serão explicitamente sobre o conflito.
     Por fim, para não ficar maçante, variamos um pouco nos gêneros dos longas. Todos são sobre Guerra Fria, mas nem todos tem um clima pesado, com sangue e batalhas, incluímos comédia com fundo histórico! Esperamos que aproveitem nossas indicações!

Sou Cuba (1964)
Título original: Soy Cuba
    Sabe aquele problema de filmes estadunidenses que exaltam os EUA e ao mesmo tempo que menosprezam o inimigo? Nestes filmes quase sempre o inimigo era soviético! Em Sou Cuba, temos uma situação similar! Mas, aqui temos uma produção soviética e cubana, logo, temos uma exaltação a Revolução Cubana e uma "demonização" dos EUA.
    O filme mostra quatro histórias independentes que são ligadas pelo fato de retratar o período pré-revolução até o movimento em si. Trata-se de um longa produzido ainda no calor do momento, mas importante para entender os motivos do descontentamento com o general Fulgêncio Batista.

Dr. Fantástico (1964)
Título original:
Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb
    Do diretor Stanley Kubrick, Dr. Fantástico é uma sátira maravilhosa do que foi a Guerra Fria e a corrida armamentista. Apesar de ser um filme bem antigo, ele tem ótimas atuações e piadas que são atemporais! Um daqueles filmes que valem cada minuto assistido!

Caçada ao outubro vermelho (1990)
Título original:
The Hunt for Red October
    Obra que se encaixa mais ao gênero de thriller e também toma o partido dos EUA (óbvio), mas tem uma história interessante sobre um militar da URSS que planeja desertar, pedindo asilo aos EUA. Porém, há bastante dúvidas quanto suas reais intenções. Os efeitos especiais são bem datados, mas ainda assim é divertido, vale a pena assistir para sentir como era o clima, a tensão entre as duas potências.

Treze dias que abalaram o mundo (2000)
Título original:
Thirteen Days 
    O filme com mais cara de Guerra Fria é este! Baseado em fatos reais, o longa mostra um dos períodos mais tensos da corrida armamentista, dias em que muitos achavam que ocorreria uma verdadeira guerra nuclear, devido à uma disputa entre EUA e URSS que estavam posicionando mísseis próximos um ao outro. Apesar de algumas doses de “heroísmo” estadunidense, o roteiro consegue deixar a história quase imparcial. 

Adeus, Lênin! (2003)
Título original:
Good bye Lenin!
    Este filme alemão foi o que mais me surpreendeu na lista! Ao ler a sinopse, achei que era só mais uma comédia bobinha, mas a história é ótima, divertida, além de mostrar de maneira muito natural, a vida dos alemães no período próximo da queda do muro de Berlim. A história é centrada em Alexander, interpretado por Daniel Bruhl, um jovem cansado da censura vivida e que possui uma mãe que, por motivos explicados no filme, é extremamente defensora do socialismo. Infelizmente, ela entra em coma e acaba perdendo o período de queda do muro e unificação das Alemanhas. Quando acorda, devido ao seu estado debilitado, Alexander faz de tudo para que ela não perceba que o socialismo acabou, obrigando-o a passar por situações super divertidas e ao mesmo tempo esclarecedoras!    Este longa é uma verdadeira aula de história, ainda mais para quem não tem muita paciência para o tema!

Boa noite e Boa sorte (2005)
Título original:
Good Night, and Good Luck
    Achou que os EUA eram o paraíso durante a Guerra Fria? Um lugar livre para pensar e falar o que quisesse? Pois é, naquele tempo (década de 50) não era bem assim! Durante esse período, existiu um senador estadunidense chamado Joseph McCarthy, que inaugurou um período conhecido por Macarthismo, em outras palavras, era que uma “caça às bruxas” ou caça aos comunistas, tempo em que muitas pessoas, que tiveram alguma ligação com o comunismos, foram perseguidas e colocadas em uma lista negra e considerados ameaça aos EUA, prejudicando famílias, carreiras, e até mesmo levando pessoas ao suicídio. Ainda durante esse período, existiu um jornalista, famoso por seu trabalho na Inglaterra, durante a Segunda Guerra, chamado Edward Murrow. Murrow foi um dos primeiros jornalistas que peitou McCarthy e denunciou as arbitrariedades do Macarthismo! É este o tema tratado neste longa, dirigido pelo George Clooney e filmado em preto e branco! Para muitos, este pode ser um filme monótono, mas o tema é de interesse para tanto para entender o pensamento da época,como para a última indicação deste post!

A vida dos outros (2006)
Título original:
Das Leben der Anderen
    Segundo filme alemão nesta lista e um dos melhores! Retrata como era a vida dos alemães do lado oriental. Todas as pessoas viviam em constante pressão, sendo vigiadas e podendo ser presas, caso seus pensamentos fossem contrários ao governo. Neste contexto, temos um agente que fica responsável por vigiar um artista, namorado de uma moça que despertou interesse em um político corrupto. Sem perceber, o agente acaba se tornado uma peça chave na vida deste casal.
    Filme excelente e que já indicamos em nossas recomendações “não-hollywoodianas”!
    Veja mais sobre nossa recomendação: A vida dos outros!

Jogos do poder (2007)
Título original:
Charlie Wilson’s War
    Baseada em fatos reais, o filmes mostra a vida do político Charlie Wilson e como ele acabou se tornando um dos responsáveis pelo apoio aos militares afegãos durante a Guerra entre Afeganistão e URSS. O longa vale bastante pelo elenco formado por Tom Hanks, Julia Roberts, Philip Seymour Hoffman e Amy Adams. Destaco o diálogo final, na sacada do prédio, que interpretei (não sou historiador) como uma citação ao que foi Bin Laden!

The Front Line (2011)
Título original:
Go-ji-jeon
    Filme coreano que mostra uma das últimas batalhas da Guerra da Coreia, em que ambos os exércitos disputam o monte Aerok. A história consegue ser uma mistura de thriller e ação, retratando o clima de loucura e amizade e como apesar de estarem em guerra, sul e norte-coreanos não possuíam ódio, na verdade, tudo o que desejavam (e ainda desejam) era uma união, o único problema era quem estaria no comando!
    Para quem quer ver cenas de batalhas, este é um dos mais indicados da lista!

Trumbo: Lista Negra (2015)
Título original:
Trumbo
    Sabe o senador Joseph McCarthy citado no filme acima, Boa noite e Boa sorte? Ele também é tratado neste filme, que retrata os Dez de Hollywood, grupo formado por dez artistas que entraram na lista negra de Hollywood por suas ligações ao movimento comunista, entre eles estava o famoso roteirista Dalton Trumbo, interpretado por Bryan Cranston. O longa, mesclado com cenas reais, mostra como durante este período, carreiras foram destruídas, tanto de quem era denunciado, como de quem denunciou, além de todas as artimanhas usadas por Trumbo e seus amigos para continuar a trabalhar enquanto estavam na lista negra. Ótima atuação de Cranston, é possível esquecer que ele foi Walter White!
    Em um dos nossos posts, falamos sobre o livro do Dalton Trumbo, a obra pacifista chamada Johnny Vai a Guerra!

    Sentiu falta de filmes sobre Guerra do Vietnã? Eles não estão aqui pois já fizemos uma lista especial só com este tema, confira no link abaixo:
Recomendação de 10 filmes sobre Guerra do Vietnã | Lista

    Gostaram da lista? Comentem ou sugiram outros filmes! E não esqueçam de ouvir nossos Podcast e nos seguir no Facebook, Instagram e Twitter!

    Tem perfil no Filmow? A lista está disponível por lá:

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.