A vida dos outros | Recomendação de filme “não hollywoodiano”

A vida dos outros - Das Leben der Anderen - 2006 - Alemanha

    As duas primeiras recomendações de filme alemão que escrevi, foram sobre filmes de guerra, para ser mais específico, são filmes da Segunda Guerra Mundial. Esta é nossa terceira recomendação de filme alemão e, novamente, é um filme sobre Guerra (desculpe, mas vale a pena), mas desta vez sem batalhas ou soldados, o pano de fundo é a Alemanha Oriental no período da Guerra Fria.
    Ambientada na década de 80, a história mostra os bastidores do governo socialista alemão que, para manter o regime vivo e estável, utiliza todos os meios existentes (e imorais) para monitorar todas as pessoas que poderiam ser uma pedra no sapato do socialismo. No papel principal, temos o capitão Gerd, um experiente e metódico agente deste serviço secreto que é encarregado tanto de dar aula aos futuros especialistas, como também investigar algumas vidas.
    Umas das missões do capitão, é procurar qualquer indício de contrariedade em um escritor famoso chamado Dreyman, único escritor que ainda não traiu o regime. Dreyman é monitorado não por ele ter feito algo subversivo, mas por ser namorado de uma atriz chamada Christa-Maria que chamou a atenção do corrupto ministro Hempf. Gerd segue as ordens sem reclamar, só que aos poucos, ele começa a se interessar pela vida de Christa e Dreyman, em partes por ser um fã da atriz, mas também por começar a se questionar sobre a real função do seu trabalho.
    O filme possui uma ótima ambientação, que mesmo quem não conheça a Alemanha (ainda mais na década de 80) consegue perceber o cuidado apresentado na estética das cenas. As ruas, a movimentação nas áreas urbanas e as vestimentas são bastante bem feitas.
    Um detalhe que causou um certo estranhamento foi a maneira como era feitos as cenas de instalação das escutas, me pareceu um pouco estranho imaginar, mesmo para a época, ninguém perceber um furgão lotado, parado na luz do dia, do outro lado da rua do escritor. Ainda há uma cena em que mostram como os agentes intimidavam possíveis testemunhas e isso é útil para entender o medo que as pessoas tinham do regime, mas ainda assim o furgão foi pouco crível.
    Exceção do problema com o furgão, o filme é um thriller muito bom, que ajuda a entender um pouco do período da Guerra Fria, mas de um ponto de vista diferente dos estadunidenses que as vezes é muito enviesado.
    Confiram o trailer:

    
     Mais filme alemão? Leia também: 
Stalingrado | Recomendação de filme “não hollywoodiano”
O barco: Inferno no mar | Recomendação de filme “não hollywoodiano”
    Não esqueçam de nos acompanhar nas mídias sociais e curtindo nossa fanpage!

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.