Recomendação de 10 filmes sobre Segunda Guerra Mundial | Lista



    Do ponto de vista cinematográfico, acredito que a Segunda Guerra foi o período que mais rendeu adaptações, seja como assunto principal ou como pano de fundo. Dentre as diversas obras já produzidas, temos filmes que mostram a perspectiva britânica, alemã, japonesa, polonesa, entre outras. Na lista de hoje, escolhemos alguns dos filmes mais conhecidos e (talvez) melhores sobre o assunto. Obviamente, muitas obras ficaram de fora, mas nós já estamos preparando uma segunda parte com o mesmo assunto, não deixem de nos acompanhar tanto aqui no blog, quanto na fanpage! Fiquem agora com a lista!

- O grande ditador - The Great Dictator (1940)
    Um dos clássicos do cinema, dirigido, roteirizado e com atuação do Charles Chaplin! O filme foi produzido ainda durante o período da Guerra e possui um tom satírico, com o Chaplin no papel do Hitler que na verdade não é Hitler (assista e entenda!). É nesta obra que está presente o clássico discurso pacifista do falso ditador!

- O pai do soldado - Father of Soldier (1965)
     Primeiro filme georgiano que assisti e valeu bastante a pena! O Pai do Soldado mostra a história de um camponês da Geórgia que vai em busca de seu filho que, segundo a carta que mandou, está internado em hospital. Porém, devido à demora para encontrá-lo, o jovem já voltou para o front e nessas idas e vindas, o pai acaba entrando na luta para tentar encontrar seu filho. Para fãs de filmes antigos, esta é uma excelente dica!
      Leia nossa recomendação: O pai do soldado.

- O Barco, inferno no mar - Das boot (1981)
     Um filme alemão sobre a perspectiva nazista da Segunda Guerra. Um dos melhores que já assisti. No filme acompanhamos uma tripulação do submarino u-boot, que realiza a patrulha do oceano. A maior parte do filme é dentro do submarino, mas nem por isso deixamos de sentir o clima forte de batalha! Um dos melhores filmes desta lista!
    Leia nossa recomendação: O barco: Inferno no mar.

- Túmulo dos vagalumes – Hotaru no haka (1988)
     Um dos filmes mais triste que já assisti, coloquei abaixo um link para um post especial que fizemos sobre este filme. Túmulo dos vaga-lumes conta a história de duas crianças japonesas que ficaram órfãs durante a Segunda Guerra, após um dos inúmeros bombardeios feitos pelos EUA no Japão.
     Produzido pelos Studios Ghibli, não se trata de uma animação para crianças e sim para adultos. Uma belíssima obra antiguerra.
     Leia nosso post sobre indicação de filmes “não hollywoodianos”: Túmulo dos Vagalumes.

- Stalingrado –Batalha Final – Stalingrad (1993)
     Um filme alemão que mostra a Guerra do ponto de vista da Alemanha nazista, focando em uma batalha em especial, em Stalingrado. A história apresenta o otimismo de um grupo de soldados que acreditam estarem indo para a grande vitória da Alemanha, porém, tudo acontece fora do esperado.
     Leia o post que fizemos sobre Stalingrado.

- Lista de Schindler - Schindler's List (1993)
     Segundo filme da lista dirigido por Steven Spielberg, este filme foi baseado no romance Schindler’s Ark escrito por Thomas Keneally. Basicamente, a história mostra um empresário alemão chamado Oskar Schindler que deseja obter dinheiro com a guerra, mas que no final, acabou gastando toda a sua fortuna para salvar judeus do trágico destino em campos de concentração.

- A vida é bela - La vita è bella (1997)
    Muitos devem lembrar deste filme como “aquele que tirou o Oscar do Brasil”! Para quem não sabe ou esqueceu, o filme Central do Brasil concorreu com A vida é bela para o prêmio de melhor filme e, infelizmente, perdeu. Verdade seja dita, a páreo era difícil, Central do Brasil é lindo, mas A vida é bela não fica atrás e trata de uma história que sempre chama a atenção, que é o Holocausto. Na história acompanhamos a vida do alegre italiano Guido que durante a Segunda Guerra acabou preso nos campos de concentração junto com toda a sua família. A história é bem triste, mas com tons de comédia quando Guido tenta tornar menos traumática a vida do filho durante o período preso.
     Leia o post que fizemos sobre A vida é bela.

- O resgate do soldado Ryan – Saving Private Ryan (1998)
     Também dirigido por Steven Spielberg, um dos grandes diretores de filmes sobre a guerra. O filme conta a história de um pelotão que tem a missão de resgatar o soldado Ryan, único sobrevivente de quatro irmãos que também lutaram durante a guerra. Este filme conta com ótimas cenas de ação, além da presença do Tom Hanks e uma pequena ponta do então desconhecido Vin Diesel.

- Pearl Harbor (2001)
    Não sou um grande admirador do trabalho do Michael Bay, mas sempre lembro das boas cenas de ação deste filme em especial. O roteiro é de um filme romântico, dois amigos, pilotos da força aérea americana se apaixonam pela mesma mulher e o período da história é a Segunda Guerra. Para ser mais exato, como o próprio nome diz, é um episódio em especial em que a base naval americana foi atacada pelos pilotos kamikaze japoneses.
    Se seu gosto por filme é cenas de ação e explosões, este filme é a indicação certa!

- Dunkirk (2017)
    Filme mais atual da lista e dirigido por ninguém menos que Nolan! O roteiro retrata um período específico da Guerra, em que um grupo de soldados britânicos e franceses ficam encurralados na costa francesa e precisam urgentemente ser resgatados, pois os alemães não param de diminuir o perímetro de proteção.

Menção Honrosa

- Bastardos Inglórios – Inglorious Bastards (2009)
     Este filme entra na lista por se tratar de Segunda guerra, porém, não se trata de uma história veradeira. O filme foi escrito e dirigido por Tarantino, e nos apresenta como poderia ter ocorrido a guerra se um determinado acontecimento fosse concretizado.
     Este é um dos meus filmes favoritos e conta com ótimas atuações do Christoph Waltz, Brad Pitt, Diane Kruger e Mélanie Laurent.

Gostaram da lista? nós já fizemos outras três sobre Guerras, confira abaixo:

Tem perfil no Filmow? Curta nossa lista por lá:
https://filmow.com/listas/10-filmes-sobre-2a-guerra-mundial-l140641/

Acompanhem a Tropa no Facebook!

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.