Adeus, China | Recomendação de Livro

Título: Adeus, China - O último bailarino de Mao
Autor: Li Cunxin

Editora: Fundamento
Nº de páginas: 400

:: Resumo
    Em Adeus, China acompanhamos a trajetória de vida de Li Cunxin, um bailarino famoso que treinou na China durante o período de governo de Mao Tse Tung. Acompanhamos desde sua difícil infância em um vilarejo pobre no interior da China até um período importante de sua vida adulta.

:: Sobre o livro
    Adeus, China é uma incrível autobiografia de Li Cunxin, que consegue ao mesmo tempo contar não somente a história da sua vida, mas também mostrar como foi um dos períodos mais importantes da história da China, a Revolução Cultural, um movimento político-ideológico que surgiu na década de 60.
    Li Cunxin fala de sua difícil vida em um vilarejo no interior da China, em que ocorriam execuções em praça pública, famílias eram obrigadas a plantar o que o governo ordenasse e na hora de se alimentar, era o governo também quem decidia as quantidades a serem divididas, o que resultava sempre escassez de alimentos e por consequência a fome. Aprendemos também um pouco daquela cultura, bastante falada, das chinesas que "impediam" o crescimentos dos pés. Pelo olhar de Li, conseguimos entender um pouco sobre como funcionava a política ideológica nas escolas, neste período de Mao, e também como funcionava a seleção de futuros talentos, em que Li foi escolhido, para que pudessem ingressar na Academia de Dança de Pequim.
    Já adulto, e experiente no ballet, Li é um dos bailarinos que recepcionam a visita de um grupo de ballet estadunidense que, com o consenso do governo chinês, seleciona alguns candidatos para uma apresentação nos EUA. Com um grande nível de detalhes, Li conta como funcionavam as permissões para sair da China e sua obrigação de voltar, para não se tornar um desertor.
    Uma das melhores partes da história é o momento em que Li descreve o choque cultural sofrido quando chegou aos EUA, cheio de prédios, com alimentos em abundância, entre outras novidades. Essa mudança de perspectiva será o ponto crucial das demais decisões de Li que geraram, inclusive, um incidente diplomático.
    Apesar de falar muitas das histórias do livro, fiquem tranquilos que não são exatamente spoilers, a riqueza dos detalhes do livro serão uma experiência enriquecedora durante a leitura. Portanto, não encarem o livro como “partidário” ou “anticomunista”, a obra vai muito além disso, ajuda e entender como foi a China e é possível fazer um interessante paralelo com a realidade atual, da Coreia do Norte!
    
:: Adaptação
    O livro recebeu uma adaptação cinematográfica que, infelizmente, não pude conferir, mas fica a dica para que prefere ver um filme antes de ler!
    Não esqueçam de curtir nossa fanpage!

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.