O pai do soldado | Recomendação de filme “não hollywoodiano”

O pai do Soldado - Jariskatsis mama - 1965 - Geórgia

    Há tempos que eu não fazia umas recomendações de filmes “não hollywoodianas”, então decidi tentar tirar o atraso e postar algumas sugestões novas! Para marcar este retorno, escolhi um filme de um país que nunca imaginei assistir nada, estou falando da Geórgia!
    Father of Soldier ou O pai do soldado em português, é um filme que retrata um pedaço da Segunda Guerra Mundial, mostrando o lado russo da batalha. No papel principal temos Giorgi Makharashvili, um camponês humilde, com pouco estudo que recebe uma carta do filho que está no front, lutando pela URSS. Em sua carta, o filho diz estar internado após ser ferido em combate. Porém, a cidade natal dos Makharashvili é tão longe, que quando Georgi chega ao hospital, ele descobre que o filho recebeu alta e voltou para as linhas de frente. Sem saber o que fazer ou o que dizer para a esposa sobre o filho, Giorgi acaba se juntando ao exército para tentar achar seu primogênito.
    A história consegue mostrar que Giorgi, mesmo com o jeito bronco, consegue conquistar a simpatia de todos ao seu redor, mostrando sua lealdade e admiração pelas coisas simples, como uma videira, em que ele impede que os tanque destruam toda uma plantação. Outra característica que chama a atenção no filme é a presença de mulheres no front, não tenho conhecimento profundo na história, mas as poucas cenas em que elas aparecem, além de trabalhar em partes administrativa, também participavam das batalhas como socorristas e pegando em armas.
    Por ser um filme da década de 60 e de um país sem tradição em cinema, não há muitas cenas de batalhas, mesmo assim, as poucas apresentadas, são muito boas. Também é bem evidente que o roteiro preza mais pelo drama do que pela ação, mas está longe de ser um daqueles filmes “parados” típicos do período.
    Como sempre, para não estragar o filme, poupei ao máximo os spoilers e espero que gostem tanto como eu gostei.
      Confiram algumas cenas do filme:

   Curtam nossa fanpage para não perder todas as recomendações!

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.