Walt Disney - O triunfo da imaginação americana | Recomendação de Livro

Título: Walt Disney: O Triunfo da Imaginação Americana
Autor: Neal Gabler
Editora: Novo Século
Nº de páginas: 710
    Nas últimas semanas, criei vários post falando sobre Walt Disney e seus diversos trabalhos! O motivo de tanto post sobre ele é que além de eu ser um fã do conjunto da obra, também estava lendo sua biografia, escrita por Neal Gabler e que serviu de fonte para todos os assuntos!
    Não sou nenhum especialista em biografias, mas devo dizer que das poucas que li, esta foi a que mais gostei! Gabler demonstra ter feito uma pesquisa extensa, com profundidade, narrando desde os primeiros anos de vida de Walt Disney. Com pouco chances de estudo e muito trabalho, sua fonte de renda, ainda quando criança, era entregar jornais. Entretanto, desde cedo demonstrava bastante talento para o desenho e atuações.
    Gabler passa para o início da vida adulta de Walt e seus primeiros passos para o Estúdio Disney com a Alice Comedies, uma mistura de animação e personagem real, passando pela criação de Oswald e posteriormente o Mickey, contando com o apoio de Ub Iwerks. Mickey não era o único sucesso, no mesmo período surgiram também os curtas da Sinfonia Ingênua (Silly Symphony) que foi o ponto de partida para as primeiras animações coloridas.
    Graça ao sucesso de seu estúdio com os curtas e posteriormente os filmes animados tais como Branca de Neve e os filmes ao vivo como 20000 léguas Submarinas, Walt conseguiu um contrato com o canal ABC. Este contrato foi fundamental para o surgimento da Disneylândia, sonho das crianças (e adultos) no mundo inteiro!
      Cada um dos momentos da vida do Walt, como brigas com funcionários, greve de cartunistas ou relacionamentos familiares são cuidadosamente detalhados por Gabler, ajudando a entender como funcionava a mente de Disney e porque ele foi pioneiro em tantos coisas.
    O autor finaliza a obra destacando como foi os últimos meses de vida de Disney, desde sua internação e descoberta do câncer de pulmão até o velório, que conto com a presença de um grupo pequeno de familiares. 
    Finalmente, falando um pouco da edição brasileira, o livro tem uma boa qualidade tanto no papel quanto na capa. Não lembro ao certo o preço que paguei, pois já faz muito tempo que comprei mas, posso garantir que o conteúdo do livro vale bastante a pena, afinal, quem não tem vontade de saber mais sobre o grande mito que foi Walt Disney?
    Espero mais uma vez, ter despertado a curiosidade de vocês e desejo uma boa leitura a todos! Não deixem de nos acompanhar também no Facebook, Instagram e Twitter!

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.