Recomendação de 10 filmes sobre Segunda Guerra Mundial - Parte 2 | Lista

    Uma das listas que mais atrai visitantes em nosso blog é o de filmes de Segunda Guerra Mundial. Esta primeira parte, criada no começo do ano, vocês podem conferir por aqui! Como o assunto é muito complexo e bastante representado no cinema, criamos esta segunda parte, com um foco maior em outras partes das batalhas, mas ainda assim envolvendo o contexto da Segunda Guerra Mundial! Esperamos que gostem desta lista e aguardem, pois em breve uma terceira lista será lançada!

- A ponte do Rio Kwai (1957)
Título original: The bridge on the River Kwai
    O filme tem base em fatos reais, mas foi bem “glamorizado”. Na história principal, acompanhamos um grupo de soldados cativos, em sua grande maioria britânicos, que são forçados pelos japoneses a construir uma ponte em uma das antigas regiões em poder do império japonês!
    Para quem quiser saber um pouco da história real, veja o link abaixo:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u5288.shtml
    Uma curiosidade interessante é que, anos atrás, o programa do Faustão tinha uma quadro chamado Olimpíadas do Faustão, em que os participantes tinham que cruzar uma ponte enquanto bolas eram arremessadas para derrubá-los, o nome da prova era Ponte do Rio Que Cai e a trilha sonora, obviamente, era a mesma do filme, confira:

- Tora! Tora! Tora! (1970)

Título original: Tora! Tora! Tora! 
    Este filme foi uma parceria EUA/Japão e retrata o ponto de vista de ambos os lados da Guerra, isto é, Japão e EUA. Toda a história é focada nos acontecimentos que precederam ataque de Pearl Harbor.
    O filme tenta ser bem próximo do real dando um certo ar de documentário tornando o filme interessante, mas também um pouco maçante, mesmo assim, uma recomendação excelente para fãs de filmes do gênero.

- Império do Sol (1987)

 Título original: Empire of the Sun
    O filme que revelou Christian Bale, escolhido a dedo por Steven Spielberg! A história retrata Jim, um mimado garoto britânico mas que viveu na China desde que nasceu até o período de invasão japonesa, quando acaba se tornando prisioneiro de guerra. Na prisão, Jim acaba se tornando amigo do americano Basie e por viver sem os pais, amadurece precocemente enquanto tenta sobreviver as adversidades da vida.

- Círculo de fogo (2001)
Título original: Enemy at the Gates
     Primeiro filme da lista sem foco no Japão, mas no lugar temos Rússia e Alemanha. Apesar de não ser o melhor filme da lista ele tem alguns pontos que valem a pena, como por exemplo, mostrar como eram escassos os recursos militares soviéticos e como eles lidavam com soldados desertores. Além disso, diferente de outros filmes em que acompanhamos batalhões ou pequenos grupos em ação, Círculo de fogo é parcialmente baseada na vida do franco atirador russo Vassili Zaitsev. No filme, Vassili é utilizado como propaganda de guerra para levantar a moral das tropas russas através da publicação dos seus feitos em jornais de guerra. Sua enorme fama obriga os alemães a convocar seu melhor atirador para caçar Vassili. De pano de fundo (nem tão fundo assim), temos um triângulo amoroso que poderia facilmente ser retirado.

- Código de Guerra (2001)
Título original: Windtalkers
     Muitos talvez torçam o nariz por este filme, pois o protagonista é o Nicolas Cage! Mas, acreditem, o filme mesmo sendo mediano, ainda vale a pena assistir. Qual o motivo da escolha? Este é talvez um dos únicos filmes que citam a participação dos nativos americanos na guerra. Como todas sabem, uma das armas da guerra eram as mensagens codificadas, porém, quase sempre o código poderia ser quebrado. Para resolver este problema, o exército dos EUA treinaram esses nativos, chamados Navajos, para utilizar a própria língua deles como código e junto com eles, um soldado americano era escolhido para protegê-los e, se necessário, matá-loa para que não caísse em mãos inimigas!

- A conquista da honra (2006)
Título original: Flags of Our Father
     Este filme, assim como o seguinte, foi dirigido pelo Clint Eastwood, apresentando o lado estadunidense da batalha de Iwo Jima. A história gira em torno daquela famosa falsa foto da bandeira sendo hasteada no topo da ilha de Iwo Jima. Todo o drama da batalha e toda a sensação de hipocrisia, por parte dos envolvidos na foto, é retratada no filme, assim como o preconceito com nativos americanos.

- Cartas de Iwo Jima (2006)
Título original: Letters from Iwo Jima
     Depois da visão dos EUA, Cartas para Iwo Jima mostra o lado japonês da batalha. Este filme é melhor ser assistido após o filme acima para ficar melhor visualizado na linha temporal. Nesta história, acompanhamos o drama dos soldados japoneses e principalmente de um alto oficial, interpretado por Ken Watanabe, que apesar de ser japonês, tem muito do pensamento ocidental, incluindo uma aversão a cultura do suicídio quando os planos falham, algo visto como honroso na cultura japonesa.
     Tanto Cartas para Iwo Jima quanto A conquista da honra possuem seus roteiros baseados em fatos reais.

- O menino do pijama listrada  (2008)
Título original: The Boy in the Striped Pyjamas
     Em nossa primeira lista de filmes de segunda guerra mundial, mostramos mais opções de longas que retratam os campos de concentração nazistas. No post de hoje, apenas este longa mostra essa situação. Nesta história, acompanhamos a improvável amizade entre o filho de um oficial alemão e um garoto judeu, preso em um campo de concentração.
     Esta obra não tem muitas cenas de ação, o foco maior é o drama vivido tanto por alemães quanto por judeus.

- O jogo da imitação (2014)
Título original: The imitation Game 
     Excelente filme com Benedict Cumberbatch e Keira Knightley. Diferente de todas as recomendações que já fizemos sobre filmes de guerra, este se destaca por não mostrar batalhas e nem retratar campos de concentração, o foco principal é a parte de inteligência da guerra. Benedict interpreta o Alan Turing, considerado o pai da computação e que junto com sua equipe, conseguiu quebrar o código da famosa máquina Enigma, usada pelos alemães para codificar as ordens mandadas aos oficiais em batalha. O longa retrata desde sua participação no projeto, até seu triste fim, motivado pelo preconceito existente no período.
    Filme mais que recomendado!

- Corações de Ferro (2014)
Título original: Fury
    O mais recente filme da lista e com um elenco bem famoso, entre eles temos Brad Pitt, Logan Lerman e Jon Bernthal! Diferente de outros filmes estadunidenses de guerra, Corações de ferro não tenta mostrar nada de heroico com seus personagens, parece até mesmo um retrato de como era a cabeça dos soldados que lutavam no front. A história ocorre ao redor de uma equipe responsável por um tanque, chamado Fury, e comandada pelo personagem do Pitt. Toda a ambientação ocorre em território alemão, no período em que o exército já está quase conquistando a Alemanha. Não tem nenhum grande roteiro, mas em matéria de ação o filme é fantástico, vale a pena assistir!

Menção Honrosa:
- Capitão América: O primeiro vingador (2011)
Título original: Captain America: The First Avenger
   A menção honrosa de hoje é o primeiro filme do Capitão América no MCU. A guerra é retratada muito além da ficção, mas apesar de tudo, ainda possui os elementos principais, como o exército alemão sendo combatido, aviões de guerra e, é claro, a ambientação dos anos 40.

E não deixem de nos acompanhar também no Facebook, Instagram e Twitter!

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.