Homem-Animal - Curiosidades e Guia de Leitura do Personagem


Venhamos e convenhamos, a verdade é que o Homem-Animal é um personagem considerado classe Z no Universo DC. Relegado a poucas histórias e pequenas aparições, somente veio a ter destaque após as reformulações criadas pela minissérie Crises Nas Infinitas Terras. Vamos fazer um pequeno levantamento de tudo que foi publicado no Brasil do personagem desde a sua origem e até o último lançamento.

Pré-Crise: Primeira Aparição e Origem
Criado por Carmine Infantino e Dave WoodBernhard "Buddy" Baker - Homem-Animal teve poucas historias lançadas durante a sua trajetória inicial. Ele fez sua estreia na revista Strange Adventures #180 em setembro de 1965 na história “I was the man with animal powers” (Eu era o homem com poderes de animais). Continuou aparecendo pontualmente na revista Strange Adventures nos. 184, 190, 195, 201 (no Brasil foram publicadas em Superman 3ª Série - n° 100, Superman 4ª Série - n° 3, 4 e 6 e O Livro de Superman 3ª Série - n° 2 da Editora Ebal entre 1972 a 1980). Aliás somente na edição 190 de Strange Adventures é que ele aparece com uniforme e com o nome de A-man. Ele volta a aparecer como convidado especial em Wonder Woman 267/268 (Heróis em Ação n°4 e 5 da Editora Abril em 1984), e por fim sua última aparição foi na revista Action Comics 553 (Superman: Lendas do Homem de Aço Volume 1 - Gil Kane da Panini da Editora Panini em 2018) junto com a formação original dos Heróis Esquecidos. O Homem-Animal aparece brevemente na minissérie Crise Nas Infinitas Terras, no qual junto com os Heróis Esquecidos ele encontra Brainiac exatamente após o evento que acaba com o Multiverso DC. Esse é o fim do período Pré-Crise. Em quase 20 anos de existência o personagem teve somente 7 histórias e nenhuma delas é considerada marcante. Mas isso mudaria com as reformulações do Pós-Crise.


Pós-Crise: A Reformulação e um sucesso inesperado.
Os anos 80 foram conhecidos pela invasão dos escritores britânicos. Capitaneados por Alan Moore vários outros vindos da 2000 A.D., entre eles Neil Gaiman, Jamie Delano e Peter Milligan. Um jovem autor, que já tinha alguns projetos ignorados pela DC, tem aceita a sugestão de uma série do Homem-Animal. Seu nome: Grant Morrison. É a partir daí que o Homem-Animal muda de um reles herói de quinta para um clássico referenciado até hoje. A metalinguagem de Morrison e temas como vegetarianismo, ecologia e outros assuntos cai no gosto do público, marcando uma geração de leitores por sua criatividade e complexidade. Também é nesse período que o personagem participa de algumas aventuras com a Liga da Justiça Europa, mas a passagem é curta.
Após 26 edições que beiram o genial, Morrison termina o seu arco no personagem que é sucedido por vários autores entre eles Peter Milligan (27 ao 32), considerada a fase mais confusa do personagem, no qual as histórias do personagem assumem um tom muito bizarro, exigindo um certo conhecimento do leitor. Tom Veitch e Steve Dillon (33 ao 50) até trazem alguns novos elementos para o personagem, mas no final fica a sensação de algo bagunçado. E finalmente Jamie Delano com Steve Pugh (51 ao 79). Delano assume a revista, ignorando algumas pontas soltas do arco de Veitch e a transforma em HQ de horror. Isso faz com que ela mude para o selo Vertigo na edição 57. Ele também remodela o personagem e o transforma no avatar do Vermelho (a força que sustenta toda a vida animal), um equivalente ao Verde do Monstro do Pântano. Esse arco serviu de base para a reformulação de Jeff Lemire nos Novos 52, lançada em 2011. Apenas por curiosidade as edições 80 a 89 de Jerry Prosser e Fred Harper nunca foram lançadas em encadernado, permanecendo inéditas nesse formato até o momento.

Breve retorno ao Universo DC
Em 2009, Gerry Conway e Chris Batista produziram a revista The Last Days do Animal Man (Os Últimos dias do Homem-Animal), uma série limitada de seis edições que conta a última história do Homem-Animal, apresentando um herói de meia-idade no ano de 2024 e reinserido no Universo DC. Foi publicado aqui em Dimensão DC: Lanterna Verde n° 17 - 20 – Editora Panini.

Novos 52 e hiato
Como parte inicial do selo Os Novos 52, a DC Comics relançou a edição 1 do Homem-Animal em setembro de 2011 com o escritor Jeff Lemire e o artista Travel Foreman. Essa versão relançada se baseia essencialmente na continuidade do Homem-Animal do pós-crise, com Buddy como um homem de família e super-herói bem casado. Ele é forçado a fugir com sua família depois de descobrir que Maxine, sua filha, é o novo avatar do Vermelho, e que agentes do Podre (a força elementar de decadência) estão tentando matá-la. Esse arco foi muito elogiado tanto pela crítica quanto pelos fãs e teve uma relação direta com a reformulação do Monstro do Pântano. Essa fase durou por 29 edições e terminou de maneira trágica, marcando mais uma passagem para o personagem. Atualmente o Homem-Animal se encontra em hiato, esperando mais uma vez algum por escritor para uma nova aventura.

Outras Mídias
O Homem-Animal também apareceu no jogo DC Universe Online e em episódios curtos hilários da série DC Nation Short, onde ele salva os animais e simplesmente ignora as pessoas em perigo.

Guia de Leitura
Aqui teremos um guia detalhado para quem se interessar pelo personagem. Apresentaremos todas as capas das revistas que lançaram suas histórias no Brasil. Somente uma observação: Os materiais da Ebal e da Abril que são da década de 60, 70 e 80 constam apenas como referência, pois dificilmente serão republicados. As demais editoras que publicaram o personagem da década de 90 não serão mencionadas pois as republicações da PANINI possuem uma qualidade superior e são de fácil acesso.

Dividiremos esse Guia de Leitura em três partes: Pré-crise, Pós-crise e Novos 52, com foco na ordem cronológica do personagem. Agradecimento especial ao site Guia de Quadrinhos pois somente lá foi possível encontrar as capas antigas com uma boa qualidade.
Boa diversão!

PRÉ-CRISE

PÓS-CRISE - VERTIGO
FASE GRANT MORRISON

FASE PETER MILLIGAN E TOM VEITCH

FASE JAMIE DELANO

JERRY PROSSER & FRED HARPER 
(NÃO PUBLICADOS NO BRASIL)

GERRY CONWAY & CHRIS BATISTA - Os Últimos dias do Homem-Animal

OS NOVOS 52
FASE JEFF LEMIRE

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.