Death Note - Another Note: O caso dos assassinatos em Los Angeles | Recomendação de Livro

Título: Death Note - Another Note - O caso dos assassinatos em Los Angeles
Autor: NisioisiN (Original: Tsugumi Ohba e Takeshi Obata)
Editora: JBC
Nº de páginas: 176
:: Sobre os spoilers
    Alguns spoilers sobre a os mangás do Death Note serão necessários, se não os leu, não leia o texto abaixo.

:: Sobre o livro
    Para quem demorou para descobrir (assim como eu), Another Note é um dos dois livros que foram lançados baseado no mangá. Semana que vem falaremos do outro título, L: Change the world. A edição foi publicada pela JBC, nas dimensões de um tanko. O preço é um tanto salgado, em média 30 reais.
    Another Note é um thriller, protagonizado por Naomi Misora. Lembram dela? Ela era noiva do Raye Penber (ou Raye Iwamatsu), o agente do FBI morto por Kira. Assim como o noivo, ela também era membro do FBI e foi atrás do L, após a repentina morte de Raye. Mas, para sua infelicidade, cruzou o caminho do Light e teve um fim trágico. Naomi queria ajudar L, pois em uma investigação passada, ela teve um papel fundamental para solucionar o caso. É esta parceria que é retratada neste livro, o Caso dos Assassinatos em Los Angeles.
    Na história do livro, temos L abrindo uma exceção em uma de suas escolhas para o caso. Em geral, somente casos com mais de dez vítimas ou que envolvam mais de um milhão de dólares roubados, são aceitos. Entretanto, o assassino procurado é conhecido como Beyond Birthday e matou “apenas” três vítimas, em todas as cenas de crime, bonecos de palha são deixados pendurados na parede e as vítimas são trancadas pelo lado de dentro. Diante da situação e por motivos que são explicados (de maneira confusa) no livro, L decide convocar Misora para ajudá-lo. Durante as investigações, são descobertas diversas pistas bem curiosas, mas que deixarei a cargo do leitor descobrir, pois o foco deste post é a recomendação!
    Durante a leitura da obra, uma coisa me causou um grande desconforto, o escritor apresenta uma narração do tipo onisciente, isto é, ele sabe tudo o que aconteceu, incluindo os pensamentos dos personagens, modo comum de escrever um livro. O grande problema é que sabemos, desde o início da história, que o narrador dos acontecimentos é o M (ou Mello), segundo ele mesmo diz: “[...]L me contou três histórias - o episódio envolvendo Beyond Birthday é uma delas”. Se M é o narrador, não tem como ele descrever os pensamentos da Naomi, ou mesmo do L, esta falha dá a entender que o livro era para ter um narrador, mas no meio do caminho, o NisioisiN decidiu mudar de ideia e não revisou o restante da história. Aliás, a sensação de que estamos lendo uma fanfic é forte, não menosprezando quem faz isso, pois existem boas histórias feitas por fãs. Ainda falando da narrativa, é preciso destacar que essa indefinição de narrador torna a história um tanto quanto confusa, pois M costuma deixar comentários, afinal, são anotações que ele deixou antes de morrer.
    Apesar dos problemas, o livro apresenta alguns termos do vocabulário de investigações policiais que ajudam a prender nossa atenção, motivando a pesquisar seusignificado, possui também alguns enigmas interessantes e que são a cara do L. E também é explicado um pouco do funcionamento da Wammy’s House, aquele lar do Watari, em que L e Near viveram, é mais uma curiosidade para fãs.
    Por fim, fica o questionamento: ler o ou não ler? Bom, acredito que a leitura ainda valha a pena, não é o mais bem escrito dos livros e o considerei um pouco juvenil, mas a história conseguirá causar expectativas, apreensão e com vontade de tentar solucionar o caso com Naomi Misora e L. É um livro feito unicamente para fãs de Death Note.    
    Boa sessão leitura!
    Curtam nossa fanpage e nos sigam no Twitter e Instagram!

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.