Recomendação 10 filmes sobre racismo | Lista

    A intenção era ter apresentado esta lista ano passado, para Novembro,  em homenagem ao dia da Consciência Negra. Infelizmente, não foi possível terminar a tempo, mas isso não é um problema, pois como sabemos, 20 de Novembro é um dia simbólico, a consciência e o respeito devem existir sempre! Então, como já ficou claro, a lista de hoje são 10 filmes sobre o racismo em períodos diferentes da história, desde o início do tráfico até períodos mais recentes! Esperamos que todos gostem da seleção e aguardem, pois em breve, lançaremos uma segunda parte!

- O sol é para todos (1962) - Preto e Branco
    Baseado no famoso livro homônimo, da escritora Harper Lee, que conta como era a sociedade estadunidense na década de 30, em um cidade pequena. Nós acompanhamos a vida de um advogado, chamado Atticus, que fica responsável por defender um trabalhador acusado de estupro, mas que as únicas motivações de sua acusação é o fato de ser negro.
    O filme tem apenas 2 horas, então há algumas adaptações (ou omissões) em relação ao livro, mas o roteiro conseguiu manter a essência da história. Caso ainda não tenha lido o livro fica a recomendação dupla, para ler e assistir!

- Mississipi em chamas (1988)
     O filme é baseado em fatos reais e ambientando no final da década de 60, alguns fatos não são como realmente ocorreram. Ó filme é bastante interessante por mostrar como agiam os membros do Ku Klux Klan, e como regiões mais interiores dos EUA possuíam um forte desprezo pela população negra, incluído mesas separadas nas lanchonetes. O foco é em dois agentes do FBI, interpretados por Willem Dafoe e Gene Hackman, encarregados de investigar o desaparecimento de 3 jovens ativistas dos direitos civis.
    Apesar de muito bem feito, talvez passe uma ideia de grandiosidade do FBI. Fora isso, o filme tem uma ambientação muito boa que vale a pena assistir pela mensagem passada.

- Amistad (1997)
     Dirigido por Steven Spielberg, o filme retrata o julgamento de um grupo de negros escravizados que foram parar nos EUA, após um levante em alto mar. O barco em que estavam era espanhol e estava praticando o tráfico em um período proibido pela Inglaterra. Dentre as cenas fortes do filme, temos flashes do “descarte” de pessoas quando o peso do barco estava acima do permitido ou um barco britânico poderia prendê-los.

- A outra história americana (1998)
    Além de ter um dos atores que mais gosto, o Edward Norton, este filme é o que retrata um período mais recente da história estadunidense. Norton interpreta o papel do neonazista Derek, que em um ato de violência, matou dois jovens negros que tentaram invadir sua casa. Após um período na cadeia, ele acaba mudando radicalmente seus princípios e tentará mudar também mudar o irmão, que o considera um exemplo a ser seguido.

- Hurricane (1999)
    Um dos meus filmes preferidos desta lista e baseado na história real do pugilista Rubin Carter, interpretado por Denzel Washington, que foi injustamente acusado de assassinato e condenado principalmente pela cor da sua pele. A história mostra como toda a carreira promissora de Rubin foi interrompida por causa de anos na cadeia e como um fã pode ajudá-lo a ganhar a liberdade!
    Um ponto para destacarmos é a trilha sonora, que também foi dedicada a vida de Rubin e cantada por Bob Dylan.

- Homens de honra (2000)
    Aqui acompanhamos o personagem Carl, interpretado por Cuba Gooding Jr., um membro da marinha que sempre sonhou em ser mergulhador. Porém, por ser negro, a única função permitida é a de cozinheiro. Durante o desenvolvimento da história, acompanhamos sua luta em busca de reconhecimento e para realizar o seu sonho.
    Além de Cuba Jr., o elenco ainda conta com Robert De Niro e Charlize Theron.

- Histórias Cruzadas (2011)
    Com Viola Davis, Emma Stone e Octavia Spencer no elenco principal, a história retrata a vida das empregadas domésticas na década de 60, nos EUA. O longa consegue retratar como era vida dessas mulheres, exclusivamente negras, que sofriam acusações, proibição de uso do banheiro dos brancos e muitas injustiças típicas de um período recente da história dos EUA.   

- Django (2012)
    Gosto muito do filme por ser do Tarantino e, para variar, tive que incluir um de seus filmes. A história mostra a aliança entre o caçador de recompensas interpretado por Christoph Waltz e o ex-escravo Django, interpretado por Jamie Foxx. Django deseja resgatar a esposa que está nas mão de um rico fazendeiro (Leonardo DiCaprio) que promove lutas entre escravos. Para completar o grande elenco, o filme ainda conta com Samuel L. Jackson!

- 12 anos de escravidão (2013)
     Baseado na autobiografia de Solomon Northup, um homem livre nascido nos EUA, século 19 e que acaba sendo sequestrado em um trabalho em outra cidade. Por ser negro, acaba sendo vendido como escravo e sofrendo inúmeras humilhações. Com algumas cenas fortes como as apresentadas as cenas no “tronco” e as costas após uma sessão de chibatadas.

- Estrelas além do tempo (2016)
    Este último longa é baseado na história real três mulheres negras que trabalharam na NASA e contribuíram para o projeto que lançou o primeiro estadunidense ao espaço. No elenco principal temos Octavia Spencer, Taraji P. Henson e Janelle Monáe que conseguem transmitir as dificuldades das mulheres negras em conseguir cargos altos numa época de forte segregação racial.


    Gostaram da seleção? Faltou algum filme em especial? Talvez ele apareça na continuação que ainda será criada! Sendo assim, não deixe de nos seguir nas redes sociais, principalmente no facebook!

Tem perfil no Filmow? Confira e curta nossa lista por lá:
https://filmow.com/listas/10-filmes-sobre-racismo-l140644/

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.