Recomendação de 10 filmes sobre Primeira Guerra Mundial | Lista

Conhecida como a Guerra das guerras, a Primeira Guerra Mundial foi marcante pelas inovações! Foram utilizadas metralhadoras potentes, gases tóxicos e os famosos aviões de combate! Além das inovações, alguns pontos foram muito marcantes nessa guerra, temos os longos períodos entrincheirados, em que soldados não conseguiam avançar, permanecendo dias em buracos sujos e cheios de ratos. Temos o recrutamento de jovens, motivados pelo patriotismo ou pelo medo de serem taxados de covardes, foram muitas "crianças" que perderam suas vidas nessas batalhas. E, muito marcante em alguns filmes, temos as punições dada aos desertores, que na maioria dos casos, era a pena de morte, mesmo para os mais jovens.
Para que vocês possam entender um pouco do conflito, preparamos uma lista parecida com a que fizemos sobre filmes de Guerra do Vietnã! São 10 filmes, alguns muito antigos, mas que valem muito a pena assistirem! Confiram abaixo a seleção!

- Ombro, armas ou Carlitos nas trincheiras (1918) – Filme mudo
Para quem nunca assistiu filme mudo, pode ser que este filme seja estranho, porém, trata-se de uma comédia bem divertida com Charles Chaplin nas trincheiras enfrentando os alemães e também se apaixonando.
Apesar de ser uma comédia, a ambientação é ótima, dando uma ideia de como funcionavam as trincheiras e como os soldados viviam e combatiam.

- The Big Parade (1925) – Filme mudo
Segunda indicação de filme mudo, considero um filme antiguerra. A história é centrada em um um jovem rico e mimado que decide ir à guerra após a pressão do pai, uma pessoa movida pelo sentimento patriótico. O começo do filme parece ser de romance, mas há grandes cenas de batalha, levando em conta o fato do filme ter sido produzido na década de 20.

- Asas – Wings (1927) – Filme mudo
Última indicação de filme mudo, porém, a melhor das opções! Assim como The big parade, o começa parecendo que será apenas um romance, mas acaba mostrando cenas épicas de batalhas aéreas, em certos momentos, você se questiona como tais cenas foram feitas em 1927. Além disso, a história dos dois pilotos rivais dá um ótimo toque dramático na história.
Nunca viu um filme mudo na vida? Aproveite esta oportunidade e assista Asas.

- Anjos do Inferno – Hell’s Angels (1930) – Filme preto e branco
Já assistiu O aviador com o Leonardo DiCaprio? Trata-se de um uma biografia do Howard Hughes, o diretor desta indicação, Anjos do Inferno! Neste filme, nós acompanhamos dois irmãos que se alistam na força aérea inglesa para lutar na primeira guerra. Assim como em Asas, o começo do filme mostra um pouco de romance (mais uma vez), mas depois começa com as cenas de batalha no ar. O filme não é totalmente em preto e branco, algumas cenas são coloridas.

- Nada de novo no front – All quiet on the Western front (1930) – Filme preto e branco
Baseado no livro homônimo de Erich Maria Remarque, Nada de novo no front também é considerado um filme antiguerra, mostrando de início um discurso inflamado de um professor à favor do alistamento, dizendo que morrer pelo país é um dever e honra. Guiados pelo professor, a maioria acaba se juntando ao exército. O filme retrata como a guerra pode “endurecer” a mente ou mesmo enlouquecer os soldados, além de mostrar uma crítica ao alistamento de adolescentes para a grande guerra.

- A grande ilusão - La Grande illusion (1937) – Filme preto e branco
Diferente dos filmes anteriores que mostram trincheiras e batalhas aéreas, A grande ilusão retrata um grupo de amigos prisioneiros na Alemanha e que tentam de alguma forma escapar do cárcere. O foco principal do filme é nos diálogos e no relacionamento dos personagens que apesar das diferentes origens, quando chegam à guerra, são todos tratados como iguais.

- Glória feita de sangue – Paths of Glory (1957) – Filme preto e branco
Um dos filmes mais clássicos sobre Primeira Guerra, foi dirigido por ninguém menos que Stanley Kubrick e conta com o Kirk Douglas, o pai do Michael Douglas, no papel principal, o Coronel Dax. O filme trata de uma missão praticamente suicida que foi dada pelo alto escalão aos soldados, que acabam por não cumpri-la. Contrariados, eles decidem executar 3 soldados que nada mais são do que bodes expiatório, cabendo ao Dax tentar salvá-los. Filme bom, mas "paradão" para quem não está habituado com filmes antigos.

- A grande Guerra – La Grande Guerra (1959)
O único filme italiano da lista, pensei que ele seria um pouco melhor, confesso que achei muito mais um filme romântico que de guerra, mostrando um soldado relutante em lutar na guerra, mas que acaba sendo obrigado. Com algumas cenas de batalha, ainda assim é uma boa recomendação de filme sobre Primeira Guerra.

- Lawrence da Arábia – Lawrence of Arabia (1962)
    O mais clássico de todos da lista e também o mais longo (quase 4hs de filmes)! O filme é baseado na biografia de T. E. Lawrence, um oficial britânico que se torna a ligação entre rebeldes árabes e o exército britânico na luta contra o império turco. Diferente de todos os filmes da lista, aqui não há trincheiras ou batalhas no ar, o que vemos são exércitos lutando com cavalos e camelos. As cenas possuem um cenário lindo ainda mais se pensar que foi gravado na década de 60. Este grande épico ganhou nada menos que 7 Oscars, sendo assim, nem preciso dizer o quanto recomendo assistir esta obra!

- Cavalo de Guerra – War Horse (2011)
Este filme é o mais novo da lista, mas acredito que para muitos será o mais fácil de assistir, por não ter o ritmo “parado” comum nas obras em preto e branco. Dirigido por Steven Spielberg, vocês podem esperar um filme recheado de clichês para fazer emocionar, mas, verdade seja dita, o filme consegue mostrar a guerra de diferentes lados, há também a presença da cavalaria (no seu sentido literal), trincheiras, ataques com gás, o filme só não mostra ataques aéreos. Se isso não foi o bastante para fazê-los assistir ao filme, então talvez parte do elenco ajude, há participações do Tom Hiddleston (o Loki) e Benedict Cumberbatch (Dr. Estranho e Sherlock Holmes).

Menção Honrosa
- Mulher Maravilha - Wonder Woman (2017)
Aqui nós temos um filme de heroína, aliás, um dos melhores filmes do gênero lançado nos últimos anos. A guerra não é exatamente o foco do filme, mas toda a sua ambientação nos remete à Primeira Guerra. Temos trincheiras, Steve Trevor pilotando os primeiros aviões de combate e, principalmente, a referência ao gás mostarda que foi bastante utilizado na “Grande Guerra”, a ponto de ser proibido ao término dos conflitos.

E então? Gostaram da lista? Sentiram falta de algum filme? Deixem suas sugestões, críticas ou opiniões! Em breve teremos mais listas de filmes!

Tem perfil no Filmow? Então atualiza sua lista por lá:
https://filmow.com/listas/10-filmes-sobre-1a-guerra-mundial-l140640/


Confiram outras lista sobre filmes de Guerras: 
Recomendação de 10 filmes sobre Guerra do Vietnã | Lista
Recomendação de 10 filmes sobre Segunda Guerra Mundial | Lista
E curtam também nossa fanpage!

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.