10 Filmes recomendados para o Dia dos Pais | Lista

    Em homenagem ao Dia dos Pais, selecionamos para esta lista filme, títulos que tenham como temática a paternidade, a relação pai e filho! A ideia é variar o gênero, então teremos comédia, clássicos, animações, até mesmo comédia romântica! Tem para todos os gostos!
    Confiram abaixo as seleções e a justificativa da escolha!

O garoto (1921)
Título original: The Kid
    Diz o dito popular: “Pai é quem cria”! Acredito que a frase é a que melhor representa este filme do Charles Chaplin, um clássico do cinema mudo! Chaplin interpreta o papel de um pai que adotou uma criança abandonada. Ele cuidou, alimentou e ensinou todas as malandragens para se dar bem nas ruas. O filme é marcante não apenas pelas ótimas cenas de comédia, mas pelo tratamento dado a uma mãe solteira, ainda mais se levarmos em conta que o filme foi feito na década de 20!

Kramer vs Kramer (1979)
Título original: Kramer vs Kramer
    Este é um dos melhores filme da lista. Além de dois grandes protagonistas, a história consegue te fazer refletir, pois de início, nós tratamos a personagem da Meryl Streep como culpada de tudo, pois ela que abandonou o filho. Mas, conforme o filme avança, em partes que omitirei para evitar spoilers, percebemos que o personagem do pai, o ator Dustin Hoffman, teve sua parcela grande de culpa. Afinal, ele também não estava ausente antes da esposa ir embora?
    Podemos dizer que é um filme principalmente sobre pai, mas também representa o lado da mãe e fala sobre o que é ser mãe e pai, sobre ser presente na vida dos filhos!

O campeão (1979)
Título original: The Champ
    Um dos filmes com tom mais dramático da lista, trata da história de um ex-pugilista vivendo de maneira bem modesta com o filho, um menino de 7 anos que idolatra tanto o pai ao ponto de, ao invés de chamá-lo de pai, o trata como "Champ" (Campeão). Para tentar dar um futuro melhor ao filho, ele aceita uma luta que vai render muito dinheiro caso vença!
    Grande filme e elenco, com destaque para a criança!
  
Sintonia do amor (1993)
Título original: Sleepless in Seattle
    Quem assistiu How I Met Your Mother deve lembrar da cena do Ted Mosby brincando com os bonequinhos no topo do Empire States da maquete. Pois é, o filme é Sintonia do Amor, que apesar de se tratar de uma comédia romântica, tem vários momentos que mostram uma relação afetuosa de pai e filho, tanto que o filme só tem sentido por causa do garoto.
    O longa é datado, algumas cenas podem parecer estranho no presente, mas é uma história divertida!

O rei do leão (1994)
Título original: The Lion King
    Acredito que este seja o filme mais querido da lista! Considero uma das melhores animações do Estúdio Disney, com história e trilha inesquecíveis!
    O ponto importante e que vale a indicação, é o fato de toda a vida do Simba ter sido guiada por causa do relacionamento, ainda que curto, com o pai, foi ele que ajudou a formar a sua personalidade. Em destaque, temos aquela famosa cena do Mustafá mostrando toda extensão do seu reinado para o filho!

O paizão (1999)
Título original: Big Daddy
    Não falei que teria comédia? Aqui está! Sei que muita gente vai torcer o nariz por ser Adam Sandler, mas na minha memória o filme foi bastante divertido, apesar de ser antigo. Eu indicaria esse filme para o povo mais velho, talvez algumas piadas sejam estranhas para a geração atual! Por se tratar de Adam Sandler, esperem alguns comportamentos duvidosos por parte de um pai!

Procurando Nemo (2003)
Título original: Finding Nemo
    Normalmente, acho desnecessário explicar filme da Pixar, pois sempre são de qualidade superior, mesmo os menos famosos. Mas, Procurando Nemo foi um dos primeiros longas e talvez ainda seja desconhecido para os mais novos!
    Na história acompanhamos a vida de pai e filho peixes palhaço. O pai é traumatizado pela perda da família, razão que o tornou um pai superprotetor. Para adicionar, ainda temos seu filho, Nemo, que tem uma nadadeira com deficiência, exigindo ainda mais atenção. A animação é uma verdadeira representação da relação entre pais e filhos na vida real!
    Filme recomendado para a família!

À procura da felicidade (2006)
Título original: The persuit of happiness
    Apesar do Will Smith ser um dos meus ídolos desde Um maluco no pedaço, ele costuma fazer uns filmes que não me agradam. Porém, À procura da felicidade é uma exceção! Baseado em fatos reais, a história mostra é uma biografia de Chris Gardner, um pai que sofre pesados problemas financeiros e precisa cuidar sozinho do filho enquanto sai em busca de uma vaga que pode mudar a sua vida! O longa possui cenas muito bonitas, claro que devem ter exagerado em alguns pontos pois é cinema, mas ainda assim o filme é bastante emocionante e natural, pois a criança que faz o papel de filho é o Jaden Smith, filho na vida real do Will!
    Longa recomendadíssimo, um dos melhores da lista!

A partida (2008)
Título original: Okuribito

     Um dos filmes que mais gosto e já recebeu uma recomendação especial aqui no blog! A história é muito mais sobre lidar com a questão da morte, não de uma maneira mórbida, mas de uma forma mais delicada. Durante diversas passagens, o protagonista cita a questão da ausência do pai e quais são suas memórias. O ponto alto do filme é a cena final que deixo para vocês conferirem!
     Veja mais sobre: Okuribito!

O juiz (2014)
Título original: The Judge
     Com Robert Downey Jr. no papel principal, o filme não é nenhuma obra-prima, na verdade parte do roteiro é um clichê. Ainda assim, é a recomendação mais recente da lista e retrata um filho, já adulto e bem sucedido, que volta para cidade natal, para o velório da mãe. O retorno para o antigo lar acaba desenterrando problemas do passado entre pai e filho!
    Diria que é um bom filme para uma sessão da tarde de Domingo.

    Gostaram da lista? Comentem ou sugiram outros filmes! E não esqueçam de ouvir nossos Podcast e nos seguir no Facebook, Instagram e Twitter! 
    A lista está disponível no Filmow:

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.