Os Goonies | Recomendação de Livro

Título: Os goonies
Autor: James Kahn
Editora: Darkside
Nº de páginas: 240
:: Sobre o livro
    Para reviver a infância dos nascidos na década de 80/90, vamos falar do livro que surgiu junto com o roteiro do filme Os Goonies, um daqueles clássico filmes de amizade e aventura que reprisou na Sessão da Tarde infinitas vezes. Se você é uma pessoa muito nova, não se sinta excluído, conheça este clássico que ainda encanta muitas crianças!
    Quando peguei este livro para ler, achei que seria bem parecido com o do Exterminador, isto é, uma versão bem fiel ao filme, baseado no roteiro. A verdade é que sim, o livro é o também é muito parecido com o filme, mas com alguns detalhes que fazem a diferença. Para começar, podemos falar do narrador, enquanto em Exterminador, a história é contada por um narrador onisciente, em Goonies temos um narrador personagem, que é o próprio Mikey, o personagem principal do filme.
    A história inicia com a fuga de um criminoso que terá sua história entrelaçada com a dos Gonnies, para quem nunca assistiu ao filme, Goonies é o nome que as crianças dão a si mesmo por viverem na docas Goon. O grupo é formado por Mikey, Bocão, Dado e o Gordo.
    Perto da fuga, mas alheio aos conhecimentos, temos Mikey, nos últimos dias em sua casa, que fica no local em que um rico dono de um clube, localizado no mesmo bairro, pretende derrubar as casas e construir um enorme campo de golfe. Numa época sem Netflix ou internet, os Goonies estavam sem o que fazer e tristes, quando decidem então visitar o sótão, local em que o pai de Mikey guarda muitas coisas velhas que eram do museu. Uma das tralhas que encontram é um mapa do tesouro do Willie Caolho e uma reportagem de um homem que desapareceu tentando encontrar o tesouro pirata. Mikey acredita que pode localizar o tesouro e usar o dinheiro para pagar a  hipoteca da casa, assim não terá que ir embora. Juntos, os Goonies e, posteriormente Brad (irmão de Mikey), embarcam em uma aventura inimaginável em busca das riquezas de Willie Caolho!
    Um outro ponto que vale destaque para quem somente assistiu ao filme, é a dedicação maior aos personagens, não digo que tem muitos detalhes, mas existe um ponto em especial, no meio da aventura, em que os personagens começam a falar um pouco mais de si, o que aumenta nossa empatia e carinho por seus personagens.
    A edição do livro é linda, vejam as fotos postadas! Trata-se de uma edição especial que acompanha um pôster com o mapa do tesouro de um lado e a caveira do outro. Um dia ainda compro uma moldura para o meu mapa!
    Por fim, conforme dito inicialmente, esta é uma obra baseada em um filme infantil, o que talvez possa espantar um pouco novos leitores. Mas, assim como no filme Conta Comigo, a grande lição da história, são os laços de amizade. Goonies é uma daquelas obras que fazem as crianças e jovens sonhar e os adultos relembrar, trás uma mensagem de união que, independente da sua idade, deixará aquela vontade de reunir os amigos e fazer alguma coisa junta.
    Espero ter despertado a vontade de ler tantos dos fãs antigos, quanto dos novos. Assistam ao filme e leiam o livro. A recomendação também é ótima para os jovens, mas deixo um destaque, por ser direcionado às crianças antes dos anos 2000 (outros tempos), pode conter alguns termos “chulos” e de duplo sentido, que talvez alguns pais podem achar impróprios.
    Boa sessão de leitura! Não esqueçam de nos acompanhar na fanpage!


Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.