Walt Disney e sua "participação" na 2ª Guerra Mundial

    Recentemente, comecei a ler uma biografia do Walt Disney, chamada Walt Disney - O triunfo da imaginação americana, escrita por Neal Gabler e publicado em português pela editora Novo Século. Pretendo falar do livro assim que terminar a leitura, mas o fato é que são tantas informações interessantes, que estão me incentivando a escrever alguns posts sobre o tema. O primeiro, foi publicado semana passada e falei sobre as Sinfonia Ingênua (Silly Symphony), já no post de hoje, vamos falar um pouco das animações "militares" que o Estúdio Disney produziu durante a Segunda Guerra Mundial.
    Antes de falar sobre as animações, é interessante relembrar que durante a Primeira Guerra Mundial, Walt Disney serviu exército, mas não chegou exatamente a combater, ele dirigiu ambulância da Cruz Vermelha.
    Quando adulto, já com o Estúdio montado e tendo lançado seu clássico Branca de Neve e os sete anões, Walt passou por alguns difíceis momentos, entre eles estão os fracassos de Pinóquio e Fantasia e, ainda mais importante, uma greve de seus desenhistas que mudou severamente o ambiente de trabalho do estúdio e também a personalidade de Disney. Todos esses problemas, geraram alguns problemas de caixa que o obrigaram a deixar de fazer filmes para entretenimento para criar animações de incentivo militar durante a Segunda Guerra Mundial.
    A primeira animação lançada, é um vídeo técnico chamado Quatro métodos de embutir um rebite (em inglês: Four methods of flush riveting):
    Logo depois, a pedido do Departamento do Tesouro dos EUA, criou uma animação que incentivava o povo estadunidense a pagar os impostos, pois o período de guerra exigia grandes somas de dinheiro. O resultado, foi a animação lançada em 1942, chamada (em tradução livre) O novo espírito (em inglês: The new Spirit):
    À partir de então, uma grande número de animações foram criadas, entre elas temos a Razão e Emoção (Reason and Emotion):
    Te lembrou algum filme recente? Se a resposta for sim, você tem razão! Este curta é muito parecido com este outro curta mais recente:

    Também chamado Razão e Emoção em português, mas o título original é Me, Myself and Scarlett, que inspirou a animação recente da Pixar, Divertidamente (Inside Out)! Porém, apesar da clara similaridade entre os dois curtas, não encontrei algo oficial que fala do assunto!
    Produziram também outras duas animações animações importantes, a primeira é Educação Para Morte (Education to Death) e a segunda, bem mais famosa, e conhecida por nós como A face do Fuehrer (Donald Duck - Der Fuehrer's Face), que vocês podem conferir abaixo:


    Por fim, depois dessas animações que não era exatamente a paixão de Disney, ele conseguiu lançar um filme, daqueles que mistura animação com live action, chamado: A vitória pela força aérea (em inglês: Victory Through Air Power), que era baseada no livro do Major Alexander P. de Seversky e, infelizmente, não foi um grande sucesso, apesar do esforço de Walt. Vocês podem conferir abaixo a animação em inglês (não encontrei dublado):
    Peço desculpas por tantos vídeos em áudio original, mas é difícil encontrar material antigo legendado, ainda mais dublado!
Gostaram do post? Não deixem de comentar e nos acompanhar no Facebook, Instagram e Twitter!
E toda semana temos podcast!

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.