Cinemateca Brasileira realiza 4ª edição da Mostra SAC: Espetáculo, Polêmica, Cultura | Evento
Está chegando na Cinemateca Brasileira a 4ª Edição da Mostra SAC: Espetáculo, Polêmica, Cultura, trazendo 22 títulos, sendo que 7 são restaurados: Metrópolis, de Fritz Lang, Abrigo Nuclear, de Roberto Pires, Os Inconfidentes, de Joaquim Pedro de Andrade, A Falecida, de Leon Hirszman, O sétimo Selo, de Ingmar Bergman, Matar ou Morrer, de Fred Zinnemann e o Descarte, de Anselmo Duarte.
O evento é uma parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC) e é uma homenagem ao cinema como local para debate estético, político e cultural.
Quando?
Entre os dias 10 e 20 de julho.
Quanto?
A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados 1 hora antes do início da sessão.
Onde?
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana
Horário de funcionamento
Espaços públicos: de segunda a segunda, das 08 às 18h
Salas de cinema: conforme a grade de programação.
Biblioteca: de segunda a sexta, das 10h às 17h, exceto feriados
Programação
QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO
18h _ Sala Grande Otelo: ABRIGO NUCLEAR
Brasil (BA), 1981, 88 min, cor, 10 anos, cópia restaurada
Direção: Roberto Pires
Elenco: Conceição Senna, Sasso Alano, Bárbara Bittner, Roberto Pires, Norma Bengell
Sinopse: Após uma série de explosões nucleares que contaminou o planeta com radiação, os poucos sobreviventes se refugiaram em um abrigo subterrâneo. Sob o regime severo da Comandante Avo, a população vive sob estrito controle, até que a geóloga Lix lidera um grupo de rebeldes para desafiar a autoridade e desenvolver um projeto que possibilite o retorno à superfície.
19h30 _ Área Externa: METRÓPOLIS
Alemanha, 1927, 153 min, p&b, 14 anos, cópia restaurada
Direção: Fritz Lang
Elenco: Alfred Abel, Gustav Fröhlich, Rudolf Klein-Rogge, Fritz Rasp, Theodor Loos, Erwin Biswanger, Heinrich George, Brigitte Helm
Sinopse: O ano é 2026, e a população mundial se divide entre a elite dominante e a classe operária, que desde a infância é condenada a habitar os subsolos, escravizada pelas monstruosas máquinas que controlam a Metrópolis. Em meio a essa divisão, o filho do criador da cidade se apaixona por Maria, a líder dos operários, que é também uma profetisa que prevê a vinda de um salvador para mediar as diferenças entre as classes.
SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO
19h _ Sala Grande Otelo: OS INCONFIDENTES
Brasil (RJ), 1972, 82 min, cor, 12 anos, cópia restaurada
Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Elenco: José Wilker, Luis Linhares, Paulo Cesar Peréio, Fernando Torres, Carlos Kroeber
Sinopse: No século XVIII, poetas, padres, políticos, militares e outros descontentes unem-se na Inconfidência Mineira, conspiração para libertar o Brasil do domínio português. Algo dá errado, e Tiradentes, único a assumir responsabilidade plena, é torturado e condenado à morte, tornando-se símbolo do movimento.
20h _ Sala Grande Otelo: ACONTECEU EM 20 DE JULHO
Alemanha Ocidental, 1955, 75min, p&b, 14 anos
Direção: G. W. Pabst
Elenco: Bernhard Wicki, Karl Ludwig Diehl, Carl Wery, Erik Frey, Kurt Meisel, Albert Hehn, Til Kiwe
Sinopse: Em 20 de julho de 1944, oficiais do Exército alemão e líderes civis tentam assassinar Adolf Hitler com uma bomba em seu quartel-general na Prússia Oriental. Seu objetivo é derrubar o regime nazista e encerrar a guerra antes que a Alemanha seja completamente destruída.
SÁBADO, 12 DE JULHO
16h _ Sala Grande Otelo: A FALECIDA
Brasil (SP), 1965, 85min, p&b, 12 anos, cópia restaurada
Direção: Leon Hirszman
Elenco: Fernanda Montenegro, Paulo Gracindo, Ivan Cândido, José Wilker, Nelson Xavier
Sinopse: Zulmira é uma mulher que vive uma vida simples em um subúrbio do Rio de Janeiro. Por todas as dificuldades que enfrenta, ela sonha ter um enterro luxuoso. Porém, ao saber que tem boa saúde, fica abalada e morre de tuberculose. Para realizar seu sonho, o marido pede dinheiro a Guimarães, o homem mais rico do bairro, o qual não concorda em pagar e conta que teve um caso com a falecida, sem saber que está falando com o viúvo.
18h _ Sala Grande Otelo: A MORTE DE YAZGERD
Irã, 1982, 110 min, cor, 14 anos
Direção: Bahram Beyzai
Elenco: Susan Taslimi, Mehdi Hashemi, Mahmoud Behrouzian, Amin Tarokh, Alireza Khamseh, Yasaman Arami, Karim Akbari Mobarakeh
Sinopse: História da morte do último rei do Irã antes da invasão muçulmana. Ele foge para a cidade de Marv e se esconde em um moinho, mas acaba sendo morto. O relato dos acontecimentos é apresentado por três personagens - o moleiro, sua esposa e sua filha -, cada um oferecendo uma versão diferente dos fatos.
20h _ Sala Grande Otelo: JULES E JIM – UMA MULHER PARA DOIS
França, 1962, 105 min, p&b, 12 anos
Direção: François Truffaut
Elenco: Jeanne Moreau, Oskar Werner, Henri Serre, Vanna Urbino, Serge Rezvani, Anny Nelsen, Sabine Haudepin, Marie Dubois, Michel Subor
Sinopse: No início do século XX, os melhores amigos Jules, um alemão, e Jim, um francês, apaixonam-se pela mesma mulher, a enigmática e sedutora Catherine, que acaba se casando com Jules. Ao longo de três décadas, incluindo os anos turbulentos da Primeira Guerra Mundial, o vínculo entre os três é fortalecido, rompido e testado, especialmente quando, após o conflito, Catherine começa a se apaixonar por Jim.
DOMINGO, 13 DE JULHO
16h _ Sala Grande Otelo: O REI DO MILAGRE
Brasil (RJ) | Itália, 1973, 85 min, cor, 14 anos
Direção: Joel Barcellos
Elenco: Joel Barcellos, Hugo Carvana, Ana Carini, Dora Ribeiro, Glauber Rocha, Ana Maria Miranda, Diane Barcelone, Roque Araújo, Pado Marusig, Etore Rashorch
Sinopse: Abandonado pelos pais, Expedito é criado por Zefa, que o acolhe como filho. Ao crescer, torna-se um pescador independente e passa a se sustentar por conta própria. Quando descobre que Zefa está gravemente doente, ele retorna às pressas para casa e a encontra em agonia. Ao lado da cama, uma mulher misteriosa se apresenta como a Morte e lhe oferece um pacto para salvar a vida de sua mãe adotiva.
18h _ Sala Grande Otelo: O SÉTIMO SELO
Suécia, 1957, 96 min, p&b, 12 anos, cópia restaurada
Direção: Ingmar Bergman
Elenco: Gunnar Björnstrand, Bengt Ekerot, Nils Poppe, Max von Sydow, Bibi Andersson, Inga Landgré, Åke Fridell
Sinopse: De volta das Cruzadas após dez anos, um cavaleiro encontra seu país devastado pela peste negra. Com a fé abalada e refletindo sobre o sentido da vida, ele é abordado por uma estranha e enigmática figura: a Morte. Pronta para levá-lo, a Morte é desafiada para uma partida de xadrez, cujo resultado determinará o destino do cavaleiro. A Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca.
20h _ Sala Grande Otelo: ARGILA
Brasil (RJ), 1940, 90 min, p&b, livre
Direção: Humberto Mauro
Elenco: Carmen Santos, Celso Guimarães, Lydia Mattos, Floriano Faissal, Saint-Clair Lopes, Oswaldo Teixeira, RoquettePinto
Sinopse: Admiradora de obras de arte, especialmente da cerâmica de Marajó, uma jovem viúva compra uma oficina para que um talentoso artesão desenvolva suas habilidades artísticas. Apaixonado pela patroa, o jovem desfaz seu namoro com uma moça da região. Alertada pelo pai da moça sobre o acontecido, a viúva, apesar de amá-lo secretamente, recusa o amor do ceramista.
QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO
19h _ Sala Grande Otelo: O DRAGÃO DA MALDADE E O SANTO GUERREIRO
Brasil (RJ), 1969, 95 min, cor, 14 anos
Direção: Glauber Rocha
Elenco: Maurício do Valle, Odete Lara, Othon Bastos, Hugo Carvana, Jofre Soares, Lorival Pariz, Rosa Maria Penna, Emanuel Cavalcanti
Sinopse: Numa cidadezinha chamada Jardim das Piranhas, aparece um cangaceiro que se apresenta como a reencarnação de Lampião. Seu nome é Coirana. Anos depois de ter matado Corisco, Antônio das Mortes vai à cidade para ver o cangaceiro. É o encontro dos mitos, o início do duelo do dragão da maldade contra o santo guerreiro. Outros personagens vão povoar o mundo de Antônio das Mortes. Entre eles, um professor desiludido e sem esperanças; um coronel com delírios de grandeza, um delegado com ambições políticas; e uma linda mulher, que vive uma trágica solidão.
20h40 _ Sala Grande Otelo: MATAR OU MORRER
Estados Unidos, 1952, 85 min, p&b, 12 anos, cópia restaurada
Direção: Fred Zinnemann
Elenco: Gary Cooper, Thomas Mitchell, Lloyd Bridges, Katy Jurado, Grace Kelly, Otto Kruger, Lon Chaney, Henry Morgan
Sinopse: Na manhã de seu casamento, o xerife Will Kane descobre que Frank Miller, um criminoso que ele prendeu, chegará ao meio-dia em busca de vingança. Sua noiva pede que ele fuja, mas Kane decide ficar e enfrentá-lo, mesmo sem a ajuda dos moradores da cidade.
SEXTA-FEIRA, 18 DE JULHO
19h _ Sala Grande Otelo: NA SENDA DO CRIME
Brasil (SP), 1954, 71 min, p&b, 14 anos
Direção: Flamínio Bollini Cerri
Elenco: Miro Cerni, Cleyde Yaconis, Silvia Fernanda, Renato Consorte, Vicente Leporace, Josef Guerreiro
Sinopse: Sérgio é um jovem ambicioso, acostumado ao luxo oferecido pelos parentes, mas insatisfeito com a vida que leva, especialmente com o trabalho no banco de seu tio, que não lhe proporciona o padrão de vida desejado. Após um assalto fracassado à casa de seu tio, ele reconhece os ladrões e, em busca de uma forma rápida de enriquecer, decide se unir a eles. No entanto, a polícia logo começa a seguir uma pista que pode levar à captura de Sérgio e seu bando.
20h30 _ Sala Grande Otelo: CREPUSCULO DOS DEUSES
Estados Unidos, 1950, 110 min, p&b, livre
Direção: Billy Wilder
Elenco: William Holden, Gloria Swanson, Erich von Stroheim, Nancy Olson, Fred Clark, Lloyd Gough, Jack Webb, Cecil B. DeMille, Hedda Hopper, Buster Keaton
Sinopse: Fugindo dos credores, o roteirista Joe Gillis se refugia na decadente mansão de Norma Desmond, uma ex-estrela do cinema mudo. Ao descobrir que Joe é roteirista, Norma o contrata para revisar o roteiro de Salomé, um filme que ela acredita ser seu grande retorno ao cinema. Embora o roteiro seja ruim, o pagamento é atraente, e Joe aceita a oferta. No entanto, a personalidade problemática de Norma acaba trazendo sérios problemas para ele.
SÁBADO, 19 DE JULHO
14h _ Sala Grande Otelo: SÁBADO INFANTIL na MOSTRA SAC
O BALÃO VERMELHO
França, 1956, 34 min, cor, livre
Direção: Albert Lamorisse
Elenco: Pascal Lamorisse, Georges Sellier, Vladimir Popov, Paul Perey, Renée Marion, Sabine Lamorisse, Michel Pezin
Sinopse: Na Paris dos anos 50, o jovem Pascal encontra um balão vermelho preso a um poste e decide desatá-lo. O balão se torna seu amigo e o segue espontaneamente. Juntos, brincam pelas ruas da cidade, mas logo enfrentam um grupo de meninos que tenta roubá-lo.
Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original em 1956, tornando-se o único curta-metragem da história a ganhar um prêmio da Academia fora das categorias dedicadas aos curtas.
SINFONIA AMAZÔNICA
Brasil (RJ), 1953, 61 min, p&b, livre
Direção: Anélio Latini Filho
Elenco: Nero Morales, Paulo Roberto, Sady Cabral, Stelinha Egg, Pascoal Longo, Abelardo Santos, Bartolomeu Fernandes, José Vasconcelos
Sinopse: Sete lendas amazônicas (lenda da noite, lenda da formação do Rio Amazonas, lenda do fogo, lenda da Caapora, lenda do Jabuti e da Onça, lenda da Iara e lenda do Arco-Íris) são interligadas pelo garotinho Curumi, que tem um boto como companheiro de aventura.
16h _ Sala Grande Otelo: O DESCARTE
Brasil (SP), 1973, 90 min, cor, 14 anos, cópia gentilmente cedida pela Cinearte
Direção: Anselmo Duarte
Elenco: Glória Menezes, Ronnie Von, Fernando Torres, Mauro Mendonça, Carlos Vereza, Ibrahim Sued
Sinopse: Cláudia Land, uma jovem viúva rica, vive atormentada pela perda do marido em um trágico acidente de carro. Sua rotina muda ao conhecer Bruno, um homem mais jovem, por quem se sente profundamente atraída. Após uma noite de amor, ela recebe uma carta anônima ameaçando sua vida caso não deixe o país. A polícia começa a investigar o caso, e, ao analisar a carta, o Dr. Oliveiros, amigo da família, descobre que a letra é da própria Cláudia. A partir daí, ela começa a questionar sua sanidade.
18h _ Sala Grande Otelo: A ÚLTIMA NOITE
Egito, 1963, 120 min, p&b, 14 nos
Direção: Kamal El-Sheikh
Elenco: Faten Hamama, Ahmad Mazhar, Mahmoud Moursy, Kamal Yaseen, Saleh Al-Eskandarani, Abdel Khalek Saleh
Sinopse: Uma mulher acorda certa manhã e descobre estar casada com seu cunhado. A mulher, confusa, logo percebe que quinze anos se passaram e que ela ficou ferida em uma explosão que matou sua irmã. Um médico local tenta impedir que o marido da mulher a mate para ficar com a herança.
20h _ Sala Grande Otelo: O INCRIVEL EXÉRCITO DE BRANCALEONE
Itália | França | Espanha, 1966, 120 min, cor, 16 anos
Direção: Mario Monicelli
Elenco: Vittorio Gassman, Catherine Spaak, Folco Lulli, Gian Maria Volontè, Maria Grazia Buccella, Carlo Pisacane, Ugo Fangareggi, Gianluigi Crescenzi
Sinopse: Um bando de desajustados, liderado pelo cavaleiro atrapalhado Brancaleone, parte para reivindicar o feudo de Aurocastro, na Apúlia, sul da Itália. Após roubar um pergaminho que concede a posse das terras, eles embarcam em uma jornada cômica e marcada por desafios inesperados.
DOMINGO, 20 DE JULHO
15h _ Sala Grande Otelo: AS FILHAS DO FOGO
Brasil (SP), 1979, 93 min, cor, 18 anos
Direção: Walter Hugo Khouri
Elenco: Paola Morra, Karin Rodrigues, Rossina Malbouisson, Serafim Gonzales, Selma Egrei, Maria Rosa
Sinopse: Ana é uma jovem paulistana que viaja à Serra Gaúcha para encontrar sua namorada, Diana, oriunda da elite tradicional local. Muitos fatos estranhos passam a ocorrer à medida em que as meninas mergulham na história da família de Diana. A trama toma contornos sobrenaturais quando ambas conhecem Dagmar, antiga amiga de Sílvia, falecida mãe de Diana, que afirma se comunicar com os mortos a partir de um gravador de áudio. A partir daí, as duas moças adentram uma espiral de fenômenos que transitam entre a memória familiar e estranhos acontecimentos sobrenaturais, numa saga sobre o amadurecimento e o ato de se independer.
17h _ Sala Grande Otelo: O GATO PRETO
Japão, 1968, 100 min, p&b, 18 anos
Direção: Kaneto Shindō
Elenco: Kichiemon Nakamura II, Nobuko Otowa, Kiwako Taichi, Kei Satō, Taiji Tonoyama, Rokkō Toura, Nakamura Ganjirō II, Takashi Shimura
Sinopse: No Japão feudal devastado pela guerra, samurais começam a aparecer mortos com as gargantas cortadas em estradas isoladas. Enviado para investigar os crimes, um herói militar se vê diante de uma força sobrenatural: os fantasmas de duas mulheres brutalmente estupradas e assassinadas por soldados, que retornaram como espíritos vingativos, seduzindo e matando guerreiros errantes. À medida que mergulha nesse mistério, ele percebe que a ameaça não está apenas nos fantasmas, mas também nos próprios horrores que carrega dentro de si.
20h30 _ Sala Grande Otelo: OS MENDIGOS
Brasil (RJ), 1963, 82 min, p&b, 12 anos
Direção: Flávio Migliaccio
Elenco: Vanja Orico, Osvaldo Loureiro, Fábio Sabag, Dirce Migliaccio, Renato Sonrote, Oduvaldo Viana Filho, Joel Barcellos, Eduardo Coutinho, Antônio Carlos Fontoura, Ruy Guerra
Sinopse: Após fugir do Serviço de Assistência ao Menor, uma menina passa a viver com um bando de mendigos. Seu objetivo é encontrar um marido para se casar e, assim, evitar retornar ao reformatório.
Nenhum comentário:
Comentários