Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil | Recomendação Cultural


Está passeando por São Paulo e que conhecer um pouco do bairro mais asiático da cidade? Então nossa recomendação ao chegar no bairro da Liberdade ('Liba' para os íntimos) é conhecer o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil! O local conta um pouco da história desses mais de 100 anos desde que os primeiros japoneses começaram a migrar para o Brasil!

O museu começa contando um pouquinho da história do Japão e mostrando sua cultura. Há pequenas mostras de vestimentas, armaduras samurai e obras de arte.





O contexto histórico brasileiro é destacado, explicando as motivações dos incentivos à imigração japonesa, depois de anos de europeus chegando ao país.


Algumas réplicas de embarcações, bagagens e itens de migrantes são exibidas, mas uma das partes que chama atenção é um modelo de moradia original e os animais que viviam ao redor.










Os imigrantes japoneses também trouxeram alguns esportes que ainda não eram praticados no Brasil, como judô, kendô, beisebol e sumô. Além de instrumentos musicais mais tradicionais e jogos mais comuns entre nipônicos!






Durante o período da guerra houve muitas hostilidades em relação aos japoneses, especialmente devido ao lado escolhido pelo Japão na Guerra. 
Com o término da guerra e a derrota do Japão ocorreram muitos problemas nas colônias japonesas, desde grupos que não acreditavam nas notícias da derrota até grupos de apoio para envio de alimentos ao Japão, ajudando vítimas das bombas atômica.






É claro que não poderia ficar de fora a influência 'otaku' no país. As gerações dos anos 80 e 90, espectadores da finada TV Manchete, devem lembrar com carinhos dos animes e tokusatsu que passavam diariamente no canal. Sua influência foi destacada com Jaspion, Jiraya e até Nacional Kid!










Todo o museu está dividido em três andares no prédio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social no bairro da Liberdade. Ele possui muito mais coisa a ser observada ao vivo, fora a experiência de vivenciar tudo o que ele oferece.
Vocês podem conferir mais um pouco do museu nas imagem e vídeo abaixo e informações sobre horários e preços no fim do post!







Até o fechamento deste post, o museu está aberto de terça ao domingo, das 10 às 17 horas, mas só é possível entrar até às 16hs. Quartas-feiras tem entrada gratuita, todos os demais dias são R$ 16,00 a inteira e R$ 8,00 a meia. O endereço é Rua São Joaquim, 381.
Para maiores informações, acessem o site!

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.