Europa em Guerra - 1939 - 1945 | Recomendação de Livro

Título: Europa na Guerra - 1939 - 1945
Autor: Norman Davies
Editora: Record
Nº de páginas: 602
    O nosso blog é voltado para assuntos de cinema, livros, quadrinhos, cultura pop em geral. Porém, o livro do post de hoje me deixou com dúvida se recomendava ou não, devido à possível falta de relação com nossa temática. Obviamente, se vocês estão lendo este texto, é porque eu optei por escrever sobre esta obra bastante completa para quem quer saber mais sobre os eventos da Segunda Guerra Mundial, um tema que me fascina bastante e que me motivou a escrever e fazer as duas listas de filmes de Segunda Guerra! Como podem ver, no fundo existe relação com temas nerds!
    Bom, depois de apresentar minhas motivações, é hora de falar um pouco do autor. Norman Davies é um historiador britânico que escreveu muitos livro sobre guerras, até a leitura deste livro, não conhecia nada sobre seu trabalho. Davies conseguiu falar sobre a Guerra de uma maneira direta, sem linguajar difícil e ainda, na minha opinião, de forma bastante imparcial.
    Davies fala do grande problema de escrever sobre Segunda Guerra, segundo sua experiência, além do problema da história ser na maioria das vezes tratada pelos vencedores, ainda existe o receio de muitos autores de falar dos crimes de guerra cometido pelos aliados, entre eles a antiga URSS. É muito comum as pessoas associarem campos de contração com nazismo, mas muitos não associam ou não sabem que durante muitos anos a URSS soviética também possuía seus campos de trabalho forçado em que muitos inocentes perderam suas vidas, eram conhecidos como Gulag.
    O livro trata das motivações da guerra, como tudo teve início, das razões da relutância e depois entrada dos EUA. São abordados as batalhas travadas em frentes orientais/ocidentais e no Atlântico. O autor também fala dos impactos da guerra na população, tanto de maneira geral, quanto para grupos específicos como por exemplo as mulheres, refugiados e soldados de baixa patente. 
    Os detalhes sobre o conflito e tudo o que o rodeava é tratado com bastante cuidado, incluindo questões como a divergência quanto a data de início da guerra ou como propositalmente, a força aérea britânica bombardeava regiões civis.
    Temos também uma parte que é muito relevante em nosso blog, que são as formas como a guerra foi retratada na literatura e cinema, inclusive, alguns dos filmes recomendados no livro nós já indicamos e outros ainda serão recomendados nas próximas listas de filmes.
    Por fim, acredito que a característica mais forte do público nerd (o que acredito que maioria aqui) é a vontade de se aprofundar em um tema específico, seja ele qual for! E, Segunda Guerra Mundial, é um tema que atrai muito nerds. Tenho certeza que esta leitura vai saciar a sede por conhecimento de guerra de muitos leitores!
    Boa leitura!  
    Não esqueçam de ouvir nossos Podcast e nos seguir no Facebook, Instagram e Twitter!

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.