Diretor: Stanley Kubrick


Autor de muitos filmes clássicos, o diretor americano Stanley sempre foi conhecido por sua excentricidade. Em sua breve carreira, filmou 13 filmes e foi o suficiente para torná-lo um dos mais importantes diretores de todos os tempos. 

Entre suas obras mais famosas, temos “2001 – Uma odisséia no espaço” (1968), conhecido por ser uma dos filmes mais fiéis em relação as leis da física e por efeitos especiais de alto nível para época, aliás, ainda hoje são ótimos. Também temos mais obras baseadas em livros famosos: o polêmico “Lolita” (1962) e “Laranja Mecânica” (1971). 

Trailer de 1968 de 2001 - Uma odisseia no Espaço:


 Pôster de Lolita (1962), baseado na obra de Vladimir Nabokov:

Apesar dos grandes trabalhos realizados, ganhou apenas um Oscar e não foi de melhor diretor, mas por melhores efeitos especiais por 2001. 

Curiosidades: ainda há muita polêmica em relação ao homem na Lua e uma das teorias da conspiração mais famosa, diz que o responsável pelas primeiras imagens/fotos dos astronautas na Lua foram na verdade feitas pelo Kubrik, usando as mesmas técnicas do filme 2001, essa “dúvida” se deve ao fato que os acontecimentos aconteceram em datas muito próximas.
Em Nascido para matar, o ator que representa um soldado que sofre "bullying" no início é
Vincent D'Onofrio, o Rei do Crime da série do Demolidor na Netflix.
Por fim, o filme "AI - Inteligência Artificial" (2001), foi um projeto de Kubrick. Foram anos de dedicação, mas infelizmente ele não pode terminar, quem acabou terminando foi seu amigo, Steven Spielberg.



Recomendações: seus filmes costumam ser “parados” em relação a dinâmica dos filmes atuais, porém, são grandes obras que, para quem ama cinema, não será cansativo. Assistam: “Laranja Mecânica” (1971), “O iluminado” (1980) e “Nascido para matar” (1987).

  
Para saber mais:
- Ouça nosso podcast sobre Full Metal Jacket (Nascido para Matar)! 
- Recomendação de 10 filmes sobre Guerra do Vietnã | Lista

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.