Recomendação de 10 filmes com viagem no tempo | Lista

 


    O que você faria se pudesse voltar no tempo? Jogaria na Mega da Virada para ficar com uma situação financeira tranquila? Salvaria a vida uma pessoa que lhe foi importante? Ou iria atrás de algum amor que não deu certo? Acredito que são tantas ideias do que gostaríamos de fazer que não é por acaso que viagem no tempo seja tão explorado no mundo da ação e ficção científica. 
    Em teoria, é possível viajar no tempo, mas apenas para o futuro, nunca para o passado. Mas quando falamos de filmes, séries e quadrinhos tudo é possível, podemos ir para o passado ou futuro bastando apertar alguns botões ou atingindo 88 milhas por hora. O conceito mais recorrente em roteiros é alterações no passado, ainda que mínimas, trazendo consequências para a linha temporal presente, como em De Volta para o Futuro. Porém, há também casos em que a modificações no passado não mudam o presente, mas criam linhas temporais paralelas, como o que é abordado em Dragon Ball Z, em que o Mirai Trunks tem um presente muito mais sombrio que o da linha temporal oficial. 
    É pensando nessas infinitas possibilidades que montamos a lista de filmes de hoje sobre viagem no tempo! Selecionamos filmes em que viagem no tempo é utilizada de alguma forma! Também tentamos escolher mais de um gênero, evitando somente ficção científica! Fizemos todo o possível para evitar spoilers, mas se você é uma pessoa muito exigente sobre o assunto, tente focar apenas nos títulos dos filmes!



- Planeta dos macacos (1968)
Título original: Planet of the Apes


    Filme antigo que pode ser considerado um pouco parado ou lento para o gosto dos mais novos, mas acredito ser um bom exemplo de uso da viagem no tempo, ainda mais levando em conta a idade. Temos aqui uma equipe disposta a fazer uma viagem em uma nave capaz de alcançar a velocidade da luz, buscando comprovar que o tempo na nave passaria “mais lento” que na Terra. Ao término da viagem, descobrem que estavam certos, mas ao mesmo tempo precisam lutar para sobreviver em um planeta totalmente desconhecido.
    A obra já tem mais de 50 anos e é até estranho falar em spoilers para esse filme. Mas, se você por algum acaso sobreviveu até hoje sem conhecer esse clássico e quer assisti-lo, então sugiro que não busque nada sobre o filme e assista o quanto antes, pois o final é muito bom!



- Exterminador do futuro (1984)
Título original: The Terminator


Como falar de viagem no tempo e não falar do Exterminador do Futuro? Um dos filmes preferidos da geração de nerds dos anos 80 e 90 e que ainda hoje faz sucesso. Arrisco a chamar os dois primeiros longas de cult. Cheios de frases de efeito, visual bacana, efeitos especiais bons (para a época) e uma história super envolvente sobre um futuro em que as máquinas dominaram o mundo e exterminaram quase toda a humanidade. A direção tem James Cameron, que transforma em ouro todo filme que cria e um elenco com Arnold Schwarzenegger e Linda Hamilton!
Exterminador do Futuro não apenas mostra o uso da viagem do tempo como uma forma de tentar consertar o passado, como traz um tema interessante chamado Paradoxo Temporal, em que John Connor manda amigo ao passado, pois ele será seu pai!  
    Se você nunca assistiu esse clássico da ficção científica (de que Terra você veio?), pare agora de ler essa lista e assista, mas assista apenas os dois primeiros longas da franquia, ignore o restante! 



- De volta para o futuro (1985)
Título original: Back to the Future


Chegamos ao clássico filme do diretor Robert Zemeckis e com o elenco formado por Michael J. Fox e Christopher Lloyd! Essa franquia dispensa apresentações e sou suspeito para falar pois são meus filmes favoritos de todos os tempos e gêneros. A franquia reúne viagem no tempo, elenco carismático, uma trilha sonora espetacular e um DeLorean como máquina do tempo. É um filme datado, eu admito, mas ainda assim é um dos mais divertidos da lista e que eu recomendo para qualquer idade, apesar de saber que as gerações mais novas o rejeitam! 



- Timecop (1994)
Título original: Timecop


Fiquei um pouco em dúvida sobre colocar ou não este filme na lista, em razão de não ser um grande sucesso. Acabei escolhendo por algumas motivos que considero relevante: temos Jean-Claude Van Damme no elenco, além da Mia Sara (a namorada do Ferris Bueller em Curtindo a vida adoidado) e a plot do filme é baseado em uma HQ, algo que nós da Tropa Dercy gostamos bastante!
    O quadrinho que originou o filme possui o mesmo nome e foi escrita por Verheiden e desenhada por Phil Hester e Chris Warner. A história apresenta um futuro fictício em que a viagem no tempo é uma realidade, trazendo um número muito grande de criminosos que precisam ser capturados pelo personagem do Van Damme. Apesar do filme não ser uma “obra de arte” e os efeitos especiais serem muito datados (são ruins), a história ainda pode ser cativante e mostrar as consequências das viagens no tempo.   



- 12 Macacos (1995)
Título original: Twelve Monkeys


Um dos melhores e mais clássicos filmes desta lista, 12 Macacos tem um elenco principal composto por Bruce Willis, Madeleine Stowe e Brad Pitt. No longa temos uma Terra devastada por um vírus mortal, responsável por dizimar quase toda a população e obrigando os sobreviventes a sobreviver no subterrâneo. Após alguns anos, os cientistas decidem enviar para o passado voluntários para tentar descobrir como foi que o vírus foi liberado e tentar então encontrar a cura.
O longa tem um tom de forte de thriller, com momentos angustiantes e atuações excelentes dos protagonistas. Surgiu também uma série sobre o filme, em 2015, mas não cheguei a acompanhar para saber da qualidade.



- Alta Frequência (2000)
Título original: Frequency


Já pensou na possibilidade de falar com um ente querido? E melhor ainda, existe a possibilidade de você salvar a vida dessa pessoa, alterando pequenos eventos do passado. Em Alta Frequência temos um conjunto de eventos naturais que permitem um filho conversar com o pai ainda vivo, mas vivendo há uma distância de 30 anos. Com uma mistura de fantasia e drama policial, John Sullivan tentar salvar o pai Frank, além de colocar a própria vida nos eixos em um filme sobre viagem no tempo através de um meio não muito comum!



- Contra o tempo (2011)
Título original: Source Code


Este talvez seja o filme mais fictício da lista, pode não ser o melhor, mas é um dos mais originais nos tempos recentes e com um elenco principal formado por: Jake Gyllenhaal, Vera Farmiga e Jeffrey Wright
No longa temos um experimento um tanto futurista que permite uma pessoa voltar 8 minutos no tempo para tentar resolver um mistério sobre a explosão de uma bomba em um trem. A descoberta do culpado é fundamental pois o terrorista ameaça jogar uma bomba muito mais potente na cidade inteira. Diferente dos outros filmes, Contra o Tempo envolve um diferente conceito de viagem no tempo, além de uma outra teoria fictícia que vou deixar para vocês descobrirem no final!



- Looper - Assassinos do Futuro (2012)
Título original: Looper


Assim como Contra o Tempo, temos em Looper uma boa ideia de história mas com alguns deslizes quanto a execução, ainda que seja um bom filme no geral.
Em um futuro próximo, viagens no tempo são uma realidade, mas em pouco tempo ela é considerada perigosa e proibida. Porém, criminosos a utilizam de forma clandestina como uma forma de eliminar seus inimigos. O ponto que considero um “deslize” é o uso de poderes como telecinese que parecem não se encaixar na história, sendo na minha opinião uma solução fácil e que não combina com o roteiro. Ainda assim é um filme bom e conta com um grande elenco, formado por Joseph Gordon-Levitt, Emily Blunt e Bruce Willis.



- Lapso Temporal (2014)
Título original: Time lapse


    Um filme com cara de baixo orçamento, mas com uma abordagem diferente de viagem no tempo. Neste longa temos 3 amigos descobrindo uma máquina fotográfica capaz de tirar fotos que mostram o futuro. O trio decide tirar vantagem do invento para melhorar a vida, mas acabam fazendo descobertas que causarão muitos problemas em suas vidas.
    O filme não tem um grande elenco, sendo a pessoa mais relevante a atriz Danielle Panabaker, conhecida pelo seu papel de Caitlin/Nevasca na série do Flash da The CW. Apesar do baixo orçamento, é um filme bom e com uma ideia diferente do mainstream.



- Projeto Almanaque (2015)
Título original: Project Almanac


Esse é o filme mais teen da lista, talvez não agrade as gerações mais velhas, mas gosto de montar listas com opções variadas, para diferentes públicos. 
O roteiro mostra um grupo de jovens que descobrem um projeto para construir uma máquina do tempo. Inicialmente, eles decidem utilizar apenas para se divertir, sem causar nenhum dano na linha temporal, porém algumas decisões erradas de um deles provoca mudanças graves na linha do tempo que afetam a vida de todos no presente. O elenco é um pouco desconhecido mas é um filme divertido, com direito à algumas referências ao mundo dos cinemas e viagem no tempo.


- Menção Honrosa

Vingadores: Ultimato


    Por fim, a menção honrosa da lista é o último filme dos Vingadores na fase 3 do MCU. Depois dos eventos dos eventos fatais de Guerra Infinita, os Vingadores precisam criar um plano para voltar ao passado e tentar consertar os eventos dos presente. Se você é uma pessoa que não acompanha filmes do MCU talvez a história possa parecer um pouco confusa, então tente ao menos assistir a Vingadores Guerra Infinita.

    Caso queira saber mais de Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato, não deixe de ouvir nosso podcast aqui e aqui! Além de um especial sobre a fase 3 da Marvel!

    E então, gostara das recomendações? Não deixem de comentar, criticar ou fazer suas próprias recomendações! Em breve teremos uma parte dois! Mas você pode conferir também mais recomendações no versão Estendida abaixo:
A lista pode ser acessada pelo Filmow:
https://filmow.com/listas/filme-com-viagem-no-tempo-l215400/
Estamos também no Facebook, Instagram e Twitter

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.