Churchill e três americanos em Londres | Recomendação de Livro

Título: Churchill e três americanos em Londres
Autor: Lynne Olson
Editora: Globo Livros
Nº de páginas: 487
:: Outras imagens 
:: Sobre o livro
    Continuando a minha paixão por filmes e livros de Segunda Guerra, chegou a hora de recomendar outro leitura sobre este assunto tão rico e fascinante! Desta vez, ao invés de um livro que explica os porquês, temos uma obra que trata do “quem” e “como”, ou seja, quem foram as pessoas e como conseguiram levar os então relutantes EUA a guerra.
    A Segunda Guerra Mundial teve início em 1939. Mas, somente em 1941, após o ataque à Pearl Harbor, é que os EUA entraram na guerra para valer. Antes de participar do conflito, os EUA ajudaram Inglaterra, URSS e outras nações aliadas através do programa conhecido como “lend-lease”, em que dinheiro e suprimentos eram injetados para manter os esforços de batalha.
    Para que não ficasse apenas em ajuda financeira, mas também em tropas, os três americanos do título do livro precisaram incentivar, cada um da sua forma, tanto o presidente dos EUA, Franklin Delano Roosevelt, quanto a população estadunidense para que apoiassem o conflito, um trabalho que exigiu paciência e esforços monumentais.
    Mas, afinal, quem foram os três americanos tratados no livro? Foram o empresário Averell Harriman, o embaixador John Winant e o famoso jornalista Edward Murrow. Claro que a obra não trata apenas de uma biografia destas personalidades, a autora Lynne Olson foi cuidadosa em sua pesquisa ao explicar como foram os bastidores da guerra, o relacionamento destes três personagens e Churchill, além de Roosevelt, um pouco de Stálin e muitas outras pessoas com ligação ao período. Ela também explica como eles motivaram chefes de Estado e militares, além da opinião pública, como algumas motivações poderiam ser pessoais e como a vida privada também influenciaram algumas decisões. E, ainda mais interessante, dar um panorama da vida dos britânicos durante os duros períodos de bombardeios, em que existiu racionamento de comida e blackouts.
    Para quem, assim como eu, se interessa por tudo relacionado às guerras, este livro é um prato cheio, mas pode parecer muitas vezes um livro de fofocas, como em momentos em que fala dos relacionamento extraconjugais de alguns personagens da história. Aliás, um dos assuntos do livro é destacar o clima de liberdade sexual vivida na época, inclusive das mulheres, pois existia o sentimento de aproveitar o momento pois o amanhã é incerto.
    Garanto que não vão se decepcionar com esta obra, a leitura será enriquecedora, muitos novos conceitos sobre Segunda Guerra serão aprendidos, assim como também podem surgir outras dúvidas, que motivarão outras pesquisas e leitura. Por hora, já deixamos outra sugestão, leiam nossa outro post, sobre Europa em Guerra e confiram nossas listas de filmes sobre Guerras.

    Boa leitura!  
    Não esqueçam de ouvir nossos Podcast e nos seguir no Facebook, Instagram e Twitter!

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.