A Saga de Thanos [Atualização Final] – Guia em Formato Americano - Coleção Salvat/Editora Panini

Atualização: 08/06/2020.

De todos as histórias em quadrinhos lançadas pela Editora Abril existe uma unanimidade: A Saga de Thanos é o Santo Graal da editora no Brasil, sobre isso não há dúvidas. Editada a pouco tempo na íntegra, somente por causa dos filmes da Marvel na  terra do Tio Sam, ela foi uma ideia genial do editorial da Editora Abril lá na década de 90. Eles observaram as histórias no qual Thanos era o vilão que manipulava os bastidores do Universo Marvel ao longo dos anos. E todas essas histórias juntas funcionariam como uma maxissérie. 
Temos também que levar em consideração um dado interessante: o mérito total do roteirista e desenhista Jim Starlincriador do Thanos, um personagem considerado menor na época de sua criação e o transformou em um dos em dos vilões mais poderosos, diabólicos, brilhantes e fascinantes do cânone da Marvel. Ele é como o Dr. Destino do espaço, mas provavelmente ainda mais esperto (e suas luvas são mais estilosas). 
Aproveitando o lançamento das edições encadernadas de Desafio Infinito, Guerra Infinita e Cruzada Infinita, esse pequeno artigo não vai recontar os acontecimentos da Saga de Thanos e sim utilizar os volumes da Editora Abril,  como base para uma ordem cronológica da saga utilizando as edições da Salvat e da Panini. Assim o leitor atual pode conseguir o material com uma qualidade melhor sem recorrer as edições da Editora Abril que estão esgotadas ou são vendidas por um preço muito alto. 

Saga de Thanos - Maxissérie da Editora Abril
Seguindo os volumes da Editora Abril, a Saga de Thanos tem 37 capítulos (36 capítulos e 1 recapitulação publicado no volume 4. Aqui nesse guia essa recapitulação será chamada de capítulo 25A).
A Saga de Thanos original é formada por 5 volumes. Eles são os seguintes:

Saga de Thanos Volume 1 – Capítulos 1 ao 8

Saga de Thanos Volume 2 – Capítulos 9 ao 16

Saga de Thanos Volume 3 – Capítulos 17 ao 24
Saga de Thanos Volume 4 – Capítulos 25 ao 31

Saga de Thanos Volume 5 – Capítulos 32 ao 36

A maior parte dos capítulos ocorrem nas HQs do Capitão Marvel (25 ao 33) e do Warlock (1 ao 11) Os outros são divididos entre demais personagens (Homem de Ferro, Demolidor, Hulk, Vingadores e edições especiais da Marvel). A Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel – Clássicos teve 4 edições dedicadas a esses personagens, duas focando no Capitão Marvel (Edição 24 e 25) e duas no Adam Warlock (Edição 32 e 33). Tanto o Capitão Marvel quanto Adam Warlock tiveram outra edição dedicada a ele na coleção Os Heróis Mais Poderosos da Marvel, nº 14 e nº 44. 

Atualização 8/6/2020
Após um bom tempo sem atualização vamos finalizar nosso guia. A Panini lançou, em maio de 2019, o primeiro volume da Saga de Thanos. Em fevereiro de 2020, foi lançado o segundo volume, concluindo assim A Saga de Thanos pela Panini. Para melhor compreensão vamos reanalisar a saga a partir do Volume 1 e 2 da Panini e verificar o que ficou ausente na edição da Salvat. Um dos maiores diferenciais dessa edição da Panini é que ela começou seguindo a ordem cronológica de publicação nos EUA, contando a origem do Warlock, sua participação na Contraterra no primeiro volume, e por fim, a luta contra Magus e Thanos no segundo volume. 
Com o lançamento do volume 2 a perda de material reduziu a somente 2 capítulos. Abaixo temos das edições ausentes na edição da Panini que não atrapalham o entendimento da história:
  1. Capítulo 8 - Marvel Feature (1971) n° 11 (Hulk x Coisa)
  2. Capítulo 10 - Daredevil (1964) n° 104 (Demolidor x Serpente da lua)
Com esse lançamento vamos recriar a ordem cronológica correta.

Para diferenciarmos o que foi publicado em cada volume os títulos originais publicados nas edições da Salvat estão em AZUL.  Já os títulos originais publicados nas edições da Panini estão em VERMELHO.

Edições Nacionais da Saga de Thanos em Formato Americano (ou maior)


A Saga de Thanos - Volume 1 - Panini  Esse volume não existe na coleção da Salvat. Apenas as edições do Capitão Marvel 25 a 27 foram publicadas pela Salvat. Ele é equivalente A Saga de Thanos Volume 3 Abril  Capítulos 17 ao 24 = Origem de Adam Warlock, Alto Evolucionário e a Contraterra. 

Edições originais: 




A Saga de Thanos Volume 2 Panini edições originais :


****
A Saga de Thanos Volume 1 Abril = Primeira aparição de Thanos e a Busca pelo Cubo Cósmico. 
Salvat - A Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel - Clássicos #24 possui os Capítulos 1 ao 6 e 9). 
A edição da A Saga de Thanos - Volume 1 Panini ficou com os Capítulos 1 ao 5 e 9).

Capítulo removido: 
  1. Capítulo 8 - Marvel Feature (1971) n° 11 (Hulk x Coisa)

Edições originais: 


******

A Saga de Thanos Volume 2 Abril = Confronto com o Capitão Marvel e o Cubo Cósmico.   –  Capítulos 9 ao 16
Salvat - Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel - Clássicos  # 25 possui os Capítulos 10, 12 ao 15. 
As edições originais Captain Marvel #34 e A Graphic Novel Morte do Capitão Marvel serão explicadas a frente. 
A edição A Saga de Thanos - Volume 2 Panini ficou com os Capítulos 7, 8, 11 ao 15.

Edições originais: 



*****
A Saga de Thanos Volume 4 Abril = Adam Warlock Vs Magnus. 
Salvat - A Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel - Clássicos # 32 possui os Capítulos 28 ao 31.  
A Saga de Thanos - Volume 2 - Panini: a edição possui os mesmos Capítulos 28 ao 31.
Edições originais: 



A Saga de Thanos Volume 5 = Adam Warlock Vs Thanos. A Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel - Clássicos n° 33. Por ser uma edição especial do Adam Warlock, além dos Capítulos 32 ao 36 relacionados a Saga de Thanos, ela possui três edições a mais que a edição da Panini, os números 12 a 14 da edição original, que aprofundam ainda mais o personagem. Por fim A Saga de Thanos - Volume 2 - Panini possui os mesmos Capítulos 32 ao 36 o que encerra o nosso guia. 

Edições originais: 



Uma observação, a história do Drax originalmente lançada em Logan's Run 6 foi publicada pela Salvat em O Imperativo Thanos.



A Saga de Thanos EXTRA = Graphic Novel: A Morte do Capitão Marvel/Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel - Clássicos n° 25.
A Morte do Capitão Marvel é cronologicamente é a última aparição de Thanos da era de prata, após a prisão de pedra. Lançada em 1983, anos depois do evento que causaria sua morte (o confronto com Nitro em Captain Marvel #34 também está nessa edição). É considerada a primeira Graphic Novel Oficial da Marvel e, como era de se esperar, uma história do Capitão Marvel escrita e desenhada por Jim Starlin. Além de ser simplesmente um dos maiores clássicos de todos os tempos, para aqueles que vivem brincando com o fato da Marvel não ter histórias clássicas, o autor retorna com várias aparições do titã louco. Por isso, essa história se encaixa perfeitamente na narrativa maior que é a Saga de Thanos, funcionando como um dos mais tristes epílogo daquela que, por muito tempo, foi a maior saga das histórias em quadrinhos.
Edições originais: 
  • The Death of Captain Marvel



Com essa atualização somente 2 capítulos ficam de fora desse novo formato. Agora é possível conhecer toda a história de Adam Warlock, desde os confrontos iniciais ao encontro com o Alto-Evolucionário, a Joia da Alma, a viagem a Contraterra e a luta com o Homem-Fera. Relembrando que os dois capítulos ausentes não comprometem o entendimento da Saga de Thanos.

Finalmente Origem de Adam Warlock, e por consequência a de Thanos estão completas em formato americano.
Em breve detalharemos A Saga do InfinitoBoa leitura e confiram também a arte do Alex Magno, um dos membros da Tropa! 

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.