10 filmes com personagens protagonistas LGBT

    A lista de hoje chegou um pouco depois do que eu desejava, minha intenção era lançá-la em Junho, em homenagem ao dia do orgulho LGBT.  A escolha desse mês é referente ao dia 28 de Junho de 1969, uma data marcada pela Revolta de Stonewall, em Nova York, em que grupos LGBT realizaram diversos protestos contra a truculência da polícia contra a comunidade!
    Apesar de não ter conseguido cumprir a data, mantive a ideia e terminei a lista, escolhi filmes de alguns gêneros diferentes, boa parte baseada em casos reais, o que acredito ser mais motivador.
    Espero que gostem das escolhas! Caso algum filme não se encaixe na lista ou tenha alguma sugestão, não deixem de comentar!
    Vamos aos filmes!

Filadélfia (1993)
Título original: Philadelphia
    Baseado parcialmente em duas histórias reais, relata o drama vivido pelo advogado Andrew Beckett, interpretado por Tom Hanks, que processa seus antigos chefes, alegando que as únicas causas de sua demissão são o fato de ser homossexual e portador do vírus HIV.
    Apesar de ser um filme antigo, seu valor é importante por mostrar como era bem mais forte o preconceito contra portadores do vírus HIV e homossexuais, além da associação que existia entre AIDS e gays.
    Não podemos deixar de destacar a excelente música tema do Bruce Springsteen com “Streets of Philadelphia”:



Meninos não choram (1999)
Título original:
Boys Don't Cry
    Baseado em uma história real, o longa conta a história de Brandon Teena, um homem trans que foi estuprado e assassinado quando descobriram a verdade sobre seu gênero de nascimento. O filme ajudou Hillary Swank a ganhar seu Oscar, possui uma trilha sonora linda e a história de Brandon ainda rendeu uma música da banda Pet Shop Boys.
 
Monster - Desejo Assassino (2003)
Título original:
Monster
    Este filme foi o primeiro longa dirigido por Patty Jenkins, a diretora de Mulher Maravilha! A história é baseada na história real de Aileen Wuornos, uma ex-prostituta executada em 2002, por ter matados sete homens. Apesar de se tratar da história uma assassina, o roteiro consegue “humanizar” Aileen, mostrando como uma infância difícil e problemas psicológicos a transformaram no "monster". É claro que, apesar do tema violento, a história mostra seu relacionamento amoroso com uma jovem tímida, que conheceu em um bar de lésbicas. 
    A dupla Charlize Theron e Christina Ricci fazem o filme valer a pena por suas atuações. E, a transformação e atuação, de Charlize renderam o Oscar de melhor atriz! 

O segredo de Brokeback Mountain (2005)
Título original:
Brokeback Mountain
    O longa mostra a história de amor e sofrimento entre dois caubóis, desde a década de 60 até meados de 80. Em um período repleto de preconceito, ambos escondem o que realmente sentem,  apesar de muitas pessoas ao redor perceberem.
    Ponto forte do filme é retratar uma bonita história de amor e preconceito sem se tornar clichê ou mesmo piegas, contando com as ótimas atuações de Heath Ledger e Jake Gyllenhaal.

Flores Raras (2013)
Título original:
Flores Raras
    Filme brasileiro, protagonizado por Glória Pires e baseado em parte da história de vida da arquiteta Lota de Macedo Soares e da poetisa estadunidense Elizabeth Bishop. O longa mostra o início da paixão de ambas, assim como o apoio de Lola ao militarismo.
    Gostaria de dizer que por ser brasileiro é também o melhor filme, mas achei o filme corrido em alguns pontos, ainda assim é bom e vale a pena conferir!

Jogo da Imitação (2014)
Título original:
The imitation game
    Uma das indicações que mais gosto, por tratar de um ídolo da minha área, Alan Turing, o pai da computação. Resumidamente, durante o período da Segunda Guerra Mundial, os ingleses precisavam desencriptar as mensagens enviadas pelo alemães através da máquina Enigma, um dos responsáveis pela quebra do código foi Turing, que contribuiu não apenas com isso, mas ainda deixou todo um legado de conhecimento que é utilizado até hoje. Infelizmente, após o fim da Guerra, ao invés de ser tratado como herói pelas inúmeras vidas salvas, foi condenado à um tratamento forçado, uma espécie de “cura gay”, pois naquela época, homossexualidade era considerado um crime na Inglaterra.  
    A título de curiosidade, apenas em 2009 foi dado um pedido de desculpas formais pela Inglaterra, depois de 55 anos de sua morte!

Hoje eu quero voltar sozinho (2014)
Título original:
Hoje eu quero voltar sozinho
    Segundo filme brasileiro da lista e talvez o que mais fora da sintonia, não que fale pouco sobre a temática da lista, mas por ser um filme mais “teen”. A história é protagonizada por Leonardo, um jovem cego que, assim como todos da sua idade, sofre com os problemas da adolescência. A chegada de um aluno novo faz provocam sentimentos que até então eram confusos.
    Apesar de ter classificado o filme como adolescente, não deixem de assistir, vale a pena!

Carol (2015)
Título original:
Carol 
    Assim como em Jogo da Imitação, Carol mostra os anos 50 nos EUA, que assim como na Inglaterra, tratava o homossexualidade como uma doença. Na história principal, temos Carol, uma mulher recém divorciada que acaba se apaixonando por Therese, uma jovem vendedora em uma loja de brinquedos. A relação das duas será atribulada não apenas pelos riscos que correm, como pela perseguição do ex-marido de Carol. Ótimo filme com Cate Blanchett e Rooney Mara.

Amor por direito (2015)
Título original:
Freeheld
    Difícil fazer uma lista sem clichês, mas isso não quer dizer que o filme não seja bom. A história mostra a luta de uma policial diagnosticada com doença terminal que pede na justiça para sua parceira receber sua pensão após sua morte. Porém, o Estado não reconhece a união homoafetiva.
    A história é baseada no caso real de Laurel Anne Hester, que no filme, é interpretada por Julianne Moore.

Moonlight - Sob a luz do luar (2016)
Título original:
Moonlight 
    Filme recente e vencedor do Oscar de melhor filme! Retrata a vida difícil de Black, mostrando desde sua infância com uma mãe drogada e o bullying, passando por uma adolescência ainda pior e seu início de vida adulta. O longa contou com grandes atuações de Mahershala Ali, Trevante Rhode e da Janelle Monáe, uma cantora e atriz que ainda tem poucas trabalhos em atuações mas um grande potencial.

    Gostaram da lista? Comentem ou sugiram outros filmes! E não esqueçam de ouvir nossos Podcast e nos seguir no Facebook, Instagram e Twitter! 

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.