Oswald, o coelho sortudo - O primeiro personagem de Walt Disney

Talvez na mente da maioria das pessoas, se perguntarmos qual o primeiro personagem de Walt Disney, muitos responderão que é o Mickey Mouse! Mas, a resposta está errada! A primeira criação para valer foi Julius, The Cat, em 1922, em um curta e, posteriormente, esteve na série Alice Comedies, um programa que misturava realidade com desenho animado. Já em 1927, Walt Disney e Ub Iwerks criaram Oswald, o coelho sortudo! O personagem surgiu em uma época em que não existia exatamente os Estúdios Disney e foi criado para a Universal. (Nós inicialmente o colocamos como primeiro personagem, mas nosso leitor Luis Santos nos alertou sobre o Julius! Obrigado, Luis!)

Confira abaixo uma das primeiras animações de Oswald:


Devido a falta de conhecimento (talvez ingenuidade) e por questões de copyright que não valem a pena ser discutidos neste post, Disney e Iwerks perderam os direitos para o produtor Charles Mintz.

Para quem acredita em karma, Charles Mintz acabou se dando mal, em uma partida de pôquer! Ele apostou e perdeu os direitos de Oswald para Walter Lantz! Se você não se lembra de Lantz, ele é o responsável por criar o Pica-Pau.

Durante o período em que manteve a posse do Oswald, Lantz não deixou o personagem "pegando pó" e criou alguns episódios, como vocês podem conferir abaixo:


Walt e Iwerks acabaram criando o Mickey Mouse, os anos se passaram, ambos faleceram e, somente em 2006, os Estúdios Disney conseguiram recuperar os direitos de Oswald que acabou virando jogo para Wii. Além do jogo, duas história em quadrinhos foram criadas e lançadas também no Brasil, pela Editora Abril! Confiram abaixo as capas:


Espero que tenham gostado da curiosidade e não deixem de
acompanhar também no Facebook, Instagram e Twitter!

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.