Lista com 10 documentários recomendados | Lista

    Mudando um pouco as recomendações do dia de hoje, vamos falar de assuntos mais sérios tratados nos dez documentários recomendados abaixo. Com temas variados, para não ficar cansativo, colocamos a temática principal de cada indicação para se guiar melhor e decidir qual assistir.
    Esperamos que gostem das indicações e aguardem, pois outras recomendações que surgirão!!

- Super size me - A dieta do Palhaço (2004)
Título Original: Super size me
Tema: Saúde, Obesidade
 
    Famoso documentários de Morgan Spurlock fala sobre o problemas da obesidade dos estadunidenses e como o hábito de fast food e também o lobby de inúmeras empresas alimentícias, que fornecem alimentos para escolas, contribuem para o alto número de pessoas acima do peso nos EUA. Em paralelo com as entrevistas, Morgan adota uma dieta de 30 dias somente se alimentado de lanche do McDonald’s!

- Nascidos em Bordéis (2004)
Título Original: Born into Brothels: Calcutta's Red Light Kids
Tema: Crianças, Mulheres

“É preciso aceitar que a vida é triste e dolorosa. Só isso.”

    A pesada frase acima é dita por uma das centenas de crianças que nascem no bairro da Luz vermelha em Calcutá, na Índia. Esse bairro é famoso por abrigar inúmeros bordéis, em que muitas mulheres são obrigadas a se prostituírem e, para piorar a situação, muitas são mães sem condições de cuidar dos filhos, seja por ausência do pai ou por motivos financeiros. As crianças crescem sem nenhuma perspectiva de vida. Para relatar o drama dessas pessoas, a diretora  Zana Briski ensina as crianças como tirar fotos, para que registrem os momentos do dia a dia. Uma triste denúncia das mazelas da Índia, mas um excelente documentário que venceu o Oscar, desbancando o Super Size Me.

- Fahrenheit 11 de Setembro (2004)
Título Original: Fahrenheit  09/11
Tema: Conspiração

    Do famoso e polêmico diretor Michael Moore, que narra desde uma possível fraude que colocou George W. Bush no poder, até o atentado das Torres Gêmeas. O documentário sugere que eles já sabiam que os EUA sofreriam um atentado e que existiam razões obscuras por trás da invasão no Afeganistão. Recomendadíssimo para fãs de teorias da conspiração.

- À Margem do Concreto (2005)
Tema: Social, Moradia

    Documentário brasileiro, dirigido por Evaldo Mocarzel, que trata sobre a luta por moradia na cidade de São Paulo. Mocarzel apresenta diversas entrevistas com líderes de movimento de ocupações na cidade e mostra um outro lado das “invasões”, diferente do que acompanhamos pela televisão. Um impressionante documentário para sentirmos como é a vida de quem não tem um lar.

- A Última Batalha dos 300 (2007)
Título Original: Last Stand of the 300
Tema: História, Grécia antiga

    Talvez o documentário mais leve da lista, mas ainda muito bom. Para quem gosta de história, este longa trata da famosa Batalha de Termópilas (Portões de fogo), local em que 300 espartanos (na verdade não eram só eles) defenderam a passagem contra a invasão persa, enquanto atenienses e espartanos uniam forças. Além disso, o filme mostra como Temístocles teve importante papel para a vitória dos 300.

- Meninos Dançantes do Afeganistão (2010)
Título Original: The Dancing Boys of Afghanistan
Tema: Crianças, Violência Sexual

    Bacha Bazi é o termo dado para garotos pobres que são tirados de suas famílias para serem explorados sexualmente. No Afeganistão, a pedofilia é proibida, mas “tolerada”, pois homens do alto escalão militar e do governos são os que mais exploram essas crianças. Um dos documentários com temática mais pesada na lista.

- Mulheres Olímpicas (2013)
Tema: Mulheres, Esporte

    Da diretora Laís Bodanzky, este documentário retrata a luta das mulheres para participar das Olimpíadas. No início dos jogos Olímpicos, elas eram consideradas instáveis, e por isso proibidas de participar. Bodanzky ainda apresenta ótimas entrevistas com personalidades femininas do esporte, como a Jaqueline, do vôlei, falando de sua luta por patrocínio nos tempo de seleção brasileira. Excelente documentário nacional.
    Assista o documentário completo pela ESPN clicando aqui!

- Invisible War (2012)
Título original: Invisible War
Tema: Mulheres, Violência Sexual

    Um documentário que retrata os assustadores números de mulheres que sofreram algum tipo de violência sexual enquanto cumpriam o serviço militar e também a falta de cuidado e empenho para investigar e punir os culpados. Além de mulheres, são apresentados casos de homens que também sofreram abusos em serviço.

- Eu não sou seu negro (2016)
Título Original: I’m not your negro
Tema: Racismo

    Este documentário é baseado nos manuscritos de James Baldwin durante o período da luta por direitos civis, dos negros nos EUA. Há um foco grande nos principais líderes da época, Malcom X, Martin Luther King e Medgar Evers, mas também fala dos atuais movimentos, como o Black Lives Matter. A narração fica por conta do Samuel L. Jackson.

- Últimos homens em Aleppo (2017)
Título Original: De sidste mænd i Aleppo
Tema: Guerra, Sociedade

     A mais atual das recomendações, Últimos homens de Aleppo concorreu ao Oscar 2018, mas acabou perdendo para Ícaro. Neste longa, acompanhamos o trabalho dos “capacetes brancos”, voluntários que se arriscam salvando pessoas soterradas após bombardeios russos na Síria. Um documentário pesado. por conter algumas cenas chocantes de crianças sendo retiradas de escombros,  mas que servem para mostrar o quanto a população Síria sofre com esses anos de guerra civil.

    Gostaram das recomendações? Critique, elogie ou sugira! Com certeza outras listas de documentários serão feitas, não deixem de acompanhar nosso blog e curtir nossa fanpage!


Tem perfil no Filmow? Acompanhe-nos por lá:
https://filmow.com/listas/10-documentarios-recomendados-l140643/

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.