10 filmes em homenagem ao dia das mulheres | Lista

    Todo o dia 8 de Março é celebrado o Dia das Mulheres, que tem como significado a histórica luta das mulheres por melhores condições de trabalho e por igualdade de direitos.
    Como uma forma de celebrar este dia, nós fizemos uma lista de filmes recomendados com o tema Dia das mulheres. Infelizmente, nossa Tropa é composta por homens e talvez a lista possa ter alguns recomendações erradas, mas tentamos seguir sugestões de mulheres, seja por leitura de artigos ou por opiniões de mulheres próximas. Além disso, nós consultamos os títulos no site Bechdel Test para ter certeza que os títulos possuam maior relevância. Para quem não conhece o teste, ele funciona da seguinte forma:
[...] uma personagem feminina sem nome diz que ela só assiste a um filme se ele satisfizer os seguintes requisitos:
1- Deve ter pelo menos duas mulheres.
2- Elas conversam uma com a outra
3- Sobre alguma coisa que não seja um homem. [1]

    Depois das explicações, vamos ao que interessa, vamos aos filmes!

- A cor púrpura - The Color Purple (1985)

    Fiquei na dúvida se colocava ou não este filme, pois não sabia se a mensagem poderia ser considerada importante para a finalidade da lista. A razão da escolha é por retratar diversos situações de abuso, como violência sexual e o tratamento dado a protagonista, como se ela fosse uma posse do marido. Considero um dos melhores trabalhos da Whoopi Goldberg.

- Até o limite da honra - G. I. Jane (1997)

    Talvez não seja o melhor filme da lista, mas ele tem uma história interessante pelo fato de mostrar o processo de inserção da mulher em ambientes com predominância masculina, que no caso do filme é a Marinha estadunidense. No papel principal, temos a Jordan, interpretada por Demi Moore, única mulher em um pesado treinamento da elite da Marinha, o treinamento se torna ainda mais pesado por Jordan ter que suportar as constantes provocações de seus superiores, dizendo que nunca será capaz de cumprir o programa.

- Mulan (1998)

    Este é o filme que mais escuto recomendações dentre os filmes de “princesas” da Disney. A personagem principal, Mulan, é uma garota inteligente que precisa seguir o caminho de todas as jovens de sua idade: treinar para casar. Porém, em razão de uma invasão dos hunos, Mulan toma o lugar do pai, que está doente, para lutar na guerra. A história passa a mensagem de que as mesmas tarefas podem ser executadas independente do gênero.
    Obs.: Há um controvérsia quanto ao fato de passar no teste de Bechdel, pois são poucas a cenas em que a regra 3 se aplicam.

- Erin Brockovich - Uma mulher de talento (2000)

     Baseado em fatos reais, o filme possui uma temática séria, mas consegue ter ótimos momentos de humor. A história é centrada em Erin, uma mulher solteira e desempregada, com dois filhos para criar e que acaba conseguindo um emprego em uma advocacia. Neste novo emprego, ela se depara com um caso grande de contaminação de água.
    O filme não trata exatamente do tema de mulher, mas acredito que seja uma boa indicação por mostrar uma protagonista forte e inspiradora.

- O sorriso de Monalisa - The Mona Lisa Smile (2003)

     Li alguns comentários de que o filme pode ser um clichê, mas clichês também podem ser bons! A história mostra uma professora recém-formada, chamada Katherine,  que inicia o trabalho em um colégio só para meninas, na década de 50. Com ideias consideradas “subversivas” para a época, Katherine tenta mostrar as alunas que o papel da mulher é muito mais do que imaginam e não viver em função de um casamento.
    A história também tem dois pontos importantes: primeiro o problema do conservadorismo, que “impedia” a liberdade sexual da mulher; em segundo, temos um diálogo entre Katherine e uma de suas alunas, em  que afirma que entre as vagas para direito em Yale, apenas algumas são para mulheres.

- Persépolis (2007)

    Uma animação francesa, baseada na hq da iraniana Marjane Satrapi, considerada a primeira cartunista de seu país. Em Persépolis, Marjane ilustra como foi a sua vida desde sua infância até o começo de sua fase adulta, todas suas frustrações com a vida de uma mulher no Irã, uso do véu e obrigações, durante o período de forte tensão religiosa no Irã, são retratados de uma maneira divertida e ao mesmo tempo triste.
    Leia nossa recomendação sobre a HQ Persépolis.

- Os homens que não amavam as mulheres - The girl with the dragon tattoo (2009)

    Saíram duas versões deste filme, uma sueca e outra, mais recente, estadunidense. Ao consultar o teste de Bechdel, descobrimos que só o sueco passa, sendo assim esta é a versão que recomendamos. Já falamos deste filme anteriormente, vamos colocar o link abaixo, mas podemos destacar o tema central do filme é estupro e assédio, assim como é retratado o descrédito que algumas mulheres sofrem ao tentar relatar abusos, principalmente se a aparência não de uma mulher “tradicional”.
    Leia nossa recomendação: Os homens que não amavam as mulheres.

- Valente - Brave (2009)

    A Pixar produz seus filmes para agradar o público independente de gênero e idade. Sendo assim, é normal que as histórias sejam sempre mais leves para as crianças poderem assistir. Talvez por isso esta recomendação seja a de relevância mais baixa, mas nem por isso menos importante. O filme mostra a rebelde princesa Merida, que não deseja levar a vida preestabelecida de princesa, isto é, treinar para ser uma dama e depois casar, ela deseja ser a dona de seu próprio destino, independente do que pensam os outros. Acredito que seja uma mensagem bem forte e positiva para as meninas.

- As sufragistas - Suffragette (2015)

    Este filme é baseado em eventos reais, ocorridos na Inglaterra, no início do século XX. Lideradas por Emmeline Pankhurst, milhares de mulheres se juntaram para lutar pelo sufrágio universal. O filme mostra como eram vistas as mulheres e o porquê de não serem permitidas votar.
    No elenco principal temos Carey Mulligan e Helena Bonham Carter. Meryl Streep aparece pouco no filme, mas completa o elenco.

- Estrelas além do tempo - Hidden Figures (2016)

    Citamos este filme em nossa lista filmes sobre racismo (veja aqui) e apesar do foco maior ser a questão da segregação racial na década de 50, a questão da mulher também é um tema importante, percebido principalmente quando reparamos no número ínfimo de mulheres na área de engenharia da NASA ou quando uma das protagonistas sofre uma forte resistência para entrar em uma reunião em que nunca permitiu a presença de mulheres.

    Esperamos que tenham gostado das recomendações e estamos abertos a sugestões e reclamações! Não gostou de algum filme? Outro poderia ter sido incluído? A lista estpa totalmente errada? Comentem!

Não deixem de acompanhar nossa fanpage!

Feliz dia das mulheres!


Tem perfil no Filmow? Acompanhe nossas listas por lá também!
https://filmow.com/listas/10-filmes-em-homenagem-ao-dia-das-mulheres-l140642/


Referências:
[1] Teste de Bechdel:

- Classificação dos filmes de acordo com o teste:

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.