Pular para o conteúdo principal

O barco: Inferno no mar | Recomendação de filme “não hollywoodiano”

O barco: Inferno no mar - Das Boot - 1981 - Alemanha

    Segunda recomendação de filme alemão (primeira aqui) e com a mesma temática: Segunda Guerra Mundial! Para ser mais exato, o filme foi produzido durante o período da Guerra Fria, pela lado ocidental da Alemanha, dirigido pelo mesmo diretor de História sem fim, o Wolfgang Petersen. O roteiro é baseado no livro de Lothar-Günther Buchheim, um escritor que experimentou um período de patrulha em um submarino u-boot.
    Já começo dando um aviso de que se você é uma pessoa claustrofóbica, nem se arrisque à assistir ao filme. A maior parte das mais de 3 horas de duração (versão do diretor) é rodada dentro do submarino u-boot, quem assistiu Dunkirk do Nolan deve entender o nome. Dentro desse submarino nós acompanhamos as rotinas diárias de uma tripulação responsável por patrulhar o oceano em regiões de domínio alemão, caso não tenha ficado claro, o filme apresenta a perspectiva nazista da guerra, combatendo principalmente os britânicos.
    O cuidado em caracterizar o ambiente e os personagens é muito grande, é possível “sentir” como eram apertados esses submarinos, tão apertados que os mantimentos eram colocados pendurados ao longo dos corredores e mesmo camas da tripulação. Os personagens também são mostrados barbudos e sujos dando verossimilhança ao período e os acontecimentos.
    Outro ponto forte é a trilha sonora, ela consegue passar todo o clima tenso do filme e quando começam as batalha, a sensação é de que fazemos parte da tripulação e que também afundaremos.

    Para não dizer que o filme é perfeito, um problema que relevei, dado o período de produção do filme, mas que talvez causem incômodo, são os efeitos especiais das explosões, infelizmente, o efeito é exatamente o mesmo em todo o filme. Apesar deste defeito, continua sendo de uma obra clássica, digna de ser sempre lembrada e apreciada para fãs de cinemas e deste gênero de filmes!
    Desejo uma ótima sessão de cinema! Preparem muita pipoca para assistir a versão do diretor!
     Confira o trailer (sem legenda):

     Curtam nossa fanpage!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guia de leitura para John Constantine: Hellblazer | Cronologia

Recomendação de 10 filmes de Artes Marciais | Lista

Tropa Dercy - 62 - Irmãos à Obra

Churchill e três americanos em Londres | Recomendação de Livro

Capitã Marvel | Trailer, poster e imagens

10 filmes com personagens protagonistas LGBT