Túmulo dos vaga-lumes | Recomendação de filme “não hollywoodiano”

Túmulo dos vaga-lumes - Hotaru no Haka - 1988 - Japão

Há 72 anos, era lançada a primeira bomba atômica no Japão, matando milhares de pessoas, em sua maioria civis e trazendo até hoje consequências do uso de armamentos de destruição em massa.
Túmulo dos vaga-lumes é uma animação adulta e pacifista, dirigida por Isao Takahata, cofundador dos Studios Ghibli. O filme é baseado no livro homônimo de Akiyuki Nosaka, uma história parcialmente biográfica que mostra a luta por sobrevivência de duas crianças órfãs após o bombardeamento dos EUA no Japão.
A animação é bem pesada e ao mesmo tempo muito delicada e poética, mostrando o horror após a destruição de uma cidade japonesa e também apresentando o lado mais egoísta do humanos. Ao mesmo tempo há um paralelo com a história dos vaga-lumes, mostrado em várias cenas tristes da animação.
De todos os filme que já assisti até hoje, este com certeza deve ser o mais triste de todos, a forma chocante como é mostrado o caos nas cidades e a apatia das pessoas, inclusive familiares, faz com que qualquer pessoa se emocione, inclusive a cena do Seita carregando a Setsuko lembra muito uma foto real, não afirmo com certeza que foi inspirado na foto, pois era comum essa forma de carregar crianças no Japão.

Já foi  lançada, em 2005, uma versão live action. Ainda não assisti para emitir uma opinião, mas julgando pela nota do IMDB, a qualidade também é boa.

A recomendação de hoje é uma homenagem as datas de 6 e 9 de agosto e, apesar de já passarem décadas desde os eventos, a história ainda é atual, basta lembrar daqueles casos da criança refugiada encontrada morta na beira do mar da Turquia ou então o caso do garoto sujo dos escombros na Guerra Civil da Síria. Até que ponto a guerra resolve alguma coisa? Há realmente algum vencedor?

Preparem os lenços, este filme é para desidratar...

Trailer  

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.