Stalingrado | Recomendação de filme “não hollywoodiano”


Stalingrado - Stalingrad - 1993 - Alemanha

A recomendação de hoje é um drama sobre uma das batalhas mais sangrentas que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial: a batalha de Stalingrado. Esta batalha foi um ataque alemão à antiga União Soviética, apesar de numericamente superior e, em teoria, mais bem preparada que o exército soviético, as forças alemãs saíram derrotadas e as consequências desta grande derrota influenciaram os rumos finais da guerra. Para se ter uma ideia, cerca de 2 milhões de pessoas morreram na batalha, entre civis e militares, por combate, fome e frio. Dentre os alemães, cerca de 90 mil foram feitos prisioneiros e ao fim da guerra, apenas 5 mil conseguiram retornar ao lar.
O filme retrata exatamente esta batalha, acompanhado os passos de um grupo considerado de elite das forças nazistas e que foi convocado para Stalingrado. 

No início do filme podemos ver um clima de otimismo em relação a guerra, os soldados estão na Itália, comemorando uma recente vitória, quando são selecionados para ir a União Soviética lutar. A alegria dura até os últimos momentos da viagem, pois quando chegam ao front, percebe-se que o não há muitas razões para o otimismo.
Passamos então a acompanhar as mudanças que ocorrem na personalidade dos soldados, como cada um lida com as batalhas e com a obrigação de matar o inimigo ainda que não concordem com as ordens dos superiores. É possível lembrar do mesmo comportamento ocorrido em Platoon, inclusive, as semelhanças vão além se compararmos as capas de ambos.
O desfecho do filme é óbvio pois tratam-se de fatos históricos, porém, o destino de cada personagem é o que torna o filme recomendado. Além destes pontos, as cenas de batalha são muito bem feitas considerando o ano de produção e seu orçamento.
Curiosidade: um dos atores principais esteve presente nos filme da Marvel, no papel de Barão Von Strucker.

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.