Dredd | Recomendação de filme “não hollywoodiano”

Dredd - 2012 - Inglaterra e África do Sul

O filme Dredd é baseado nos quadrinhos do Juiz Dredd, que já recomendamos por aqui. Dirigido pelo desconhecido Pete Travis, o filme conta com Karl Urban no papel principal e Lena Headey, no papel de Ma-Ma.
A história começa com Dredd sendo convocado para testar as habilidades de uma juíza novata, conhecida como Anderson da divisão psi. Infelizmente, essa divisão não é explorada no filme, mas nos quadrinhos ela é conhecida por abrigar juízes com poderes psíquicos como telepatia, premonição e fenômenos sobrenaturais em geral.
Em seu primeiro chamado com Anderson, Dredd inicia uma guerra dentro de um dos mega edifícios da cidade para combater a fabricação de drogas. Como a produção é de baixo orçamento, praticamente o filme inteiro é gravado dentro deste local e nem por isso deixou de ser bem feito.
A droga é fabricada pela Ma-Ma e chamada slo-mo, pois dá ao usuário a sensação de que tudo está ocorrendo mais lento. E, para mostrar o efeito da droga, o filme faz uso da famosa técnica de slow-motion, que ficou bastante cansativo depois de Matrix, mas eu garanto que aqui o seu uso valeu a pena.
Diferente do filme do Stallone, que aconselho a nem perder tempo assistindo, esta nova produção é mais fiel aos quadrinhos, você nunca verá o Dredd sem capacete e o Karl atuou muito bem, conseguindo transmitir a ideia de Dredd como um juiz incorruptível. Outro ponto positivo do filme são o uniforme e armas que possuem munições para diversas situações.
Se for para apontar algum defeito, acredito que podemos falar da caracterização da cidade e dos jovens. Nos quadrinhos há um visual “punk”, com óculos e cabelos futuristas, acredito que não ficaria “esteticamente aceitável” no cinema. Quanto a cidade, não há a poluição visual de grandes letreiros ou veículos aéreos, apenas carros típicos do nosso século. Muitos reclamam da violência excessiva, mas quadrinhos do Dredd são assim mesmo, muito sangue na cara!

Infelizmente, o filme não teve uma boa recepção nos cinemas, o que atrapalhou nos planos de uma sequência, chegaram a criar um abaixo assinado, mas não resolveu. A boa notícia, é que segundo o site EW, em breve teremos uma série do Dredd, mas ainda não há muitos detalhes, apenas o nome: Mega-city One.
Se você gosta de filmes de ação, perseguição e que retratam um futuro distópico e pós-apocalíptico, Dredd é um filme extremamente recomendado, assisti sem expectativa, ainda com lembranças do péssimo filme anterior.

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.